Mais de 1,5 milhão de alunos participam da Olimpíada de Matemática

educação
30.10.2018, 14:13:00
Atualizado: 30.10.2018, 17:07:30

Mais de 1,5 milhão de alunos participam da Olimpíada de Matemática

As inscrições foram conduzidas pelas secretarias de estaduais de Educação

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Mais de 1,5 milhão de estudantes do 4ª e 5ª anos do ensino fundamental de 20 mil escolas públicas de todo o país fazem, nesta terça-feira (30), a prova da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (Obmep Nível A 2018).

A nova categoria da Obmep foi criada em setembro deste ano pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que organiza a competição tradicional desde 2005, voltada para alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e para estudantes dos três anos do ensino médio. Desde o ano passado, a Obmep inclui alunos de escolas particulares.

A 1ª Obmep Nível A tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.

A participação de alunos de escolas privadas na Obmep Nível A deve ocorrer apenas em 2019 ou 2020.

As inscrições foram conduzidas pelas secretarias de estaduais de Educação e pelos representantes de escolas federais. A prova tem 20 questões objetivas, que seguem parâmetros curriculares nacionais.

Os estudantes terão uma hora e meia para resolver as questões, que privilegiam o raciocínio lógico e a criatividade. As provas são aplicadas em diferentes horários, a depender da rede de ensino.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas