Mais de 20 artistas baianos participam de exposição no MASP, em São Paulo

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 19 de maio de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Fotos:Sergio Benutti/Divulgação) Obras da série Dinkas Orixás de Nádia Taquary que serão expostas no MASP O Museu de Arte de São Paulo (MASP) vai reunir mais de 20 artistas baianos numa superexposição que resgata as memórias afro-atlânticas. Rotas e Transe será inaugurada no dia 28 de junho e segue em cartaz até outubro. Com curadoria do baiano Ayrson Heráclito, a mostra integra o projeto Memórias Afro-Atlânticas, promovido pelo Masp em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, que durante todo este ano promoverão núcleos de exposições dedicados a temática. A proposta de Rotas e Transe, segundo o curador, é destacar a produção afro-baiana a partir da década de 1960 até os dias atuais. Dentre os nomes estão Mário Cravo Júnior, Juarez Paraíso, Agnaldo dos Santos e Nádia Taquary, que terá a honra de ver sua obra dialogando com o acervo do Mestre Didi. A baiana, que se encontrava em Boston, nos Estados Unidos, fazendo pesquisa para uma exposição que está preparando para o próximo ano, teve que retornar a Salvador para criar uma série especial com seis peças, que batizou de Dinkas Orixás, especialmente para esta exposição.

Festa renovada A baiana Josélia Aguiar, que está em Angola buscando novos autores para a 16ª Festa Internacional Literária de Paraty (Flip), da qual é curadora pela segunda vez consecutiva, não para de trazer novidades para o evento. Na edição deste ano, a festa terá, pela primeira vez, um espaço temático, batizada de Casa Fantástica, dedicado exclusivamente aos livros de fantasia e ficção científica. A casa vai reunir mais de 40 autores de todo o país que, além de expor suas obras, irão participar de debates e noites de autógrafos. A Flip acontece de 25 a 29 de julho, em Paraty, no Rio. (Foto:Divulgação) Curadora da Flip, Joselia Aguiar vai homenagear Hilda Hilst nesta edição Bahia vista de cima O fotógrafo baiano Nilton Souza lança seu quinto livro, Bahia Litoral 932, na próxima quarta-feira (23), às 19h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Dentre as imagens que ilustram a obra, está a de uma família atravessando a Lagoa do Cassange que já rendeu uma Menção Honrosa para o fotógrafo no International Color Awards.  O livro reúne mais de 260 fotos aéreas da costa baianacom textos de apresentação  assinados pelo jornalista Flávio Novaes, que escreveu um pouco sobre a história de cada lugar. 

Boa causa O restaurante Amado aderiu à campanha Nunca foi tão gostoso ajudar, lançada pela Apae Salvador, que este ano completa 50 anos. A ação, que vai até 10 de junho, consiste na doação de R$ 5 que serão incluídos na conta do cliente que quiser ajudar a instituição que  assiste crianças com dificuldade intelectual. 

Olho nu O psicanalista Marcelo Veras vai lançar, no dia 14 de junho, às 19h, no Café Tropos Co., no Rio Vermelho, o  livro Selfie, Logo Existo - Posts psicanalíticos baseados em fatos reais. Na obra, que sai pela Editora Corrupio, o autor lança um olhar para as relações humanas na contemporaneidade, com a influência das redes sociais e as características das novas gerações que nasceram imersas no mundo das ferramentas digitais. Veras é autor do livro A Loucura Entre Nós, que inspirou o filme homônimo, levado às telas pela cineasta Fernanda Vareille. (Foto:Divulgação) Carioca radicado na Bahia, Marcelo Veras lança livro sobre  redes sociais Terceira onda O baiano virou um admirador de café. Nos últimos tempos, o número de novas cafeterias triplicou em Salvador embalado no que se convencionou chamar de terceira onda. Trocando em miúdos, esse movimento une desde os baristas (especialistas em café), aos torrefadores  e produtores que juntos discutem os métodos de extração para cada tipo de grão e torra que resultam no melhoramento da cadeia produtiva para chegar aos cafés especiais. E é nesta linha que a barista Selma Lemos está montando o Ravel Café que abre as portas ainda este mês, na Pituba.  (Foto:Divulgação) A barista Selma Lemos vai abrir cafeteria na Pituba Desprezo A caminho de Recife, para onde segue hoje com a missão de reunir a obra do pernambucano João Câmara numa grande exposição  em parceria com o Instituto Brennand, o artista plástico santamarense e gestor do Museu Afro-Brasil Emanuel Araújo, que está com um mega exposição de suas esculturas no Masp, em São Paulo, contou à coluna que não há previsão de trazê-la para cá. “Gostaria muito, mas não há espaços adequados aqui. A Bahia despreza os filhos dela”. 

Balada da Diversidade O Baile O Pente, que costuma reunir as tribos mais diversas e que já passou pela Borracharia e pela XYZ, vai ganhar sua terceira temporada no dia 30 de maio, a partir das 21h, em novo local. Desta vez, a festa, que é promovida pelo agitador da cena noturna, Uran Rodrigues, vai acontecer no Jardim das Delícias, no Centro Histórico, e será comandada pelos DJs  Nai Sena, Telefunksoul e Raiz.De mão em mão Nem bem se vestiu de verde e amarelo e passou a ostentar a nova bandeira, a rede Walmart já pode mudar de mãos. De acordo com o jornal Valor, a marca está negociando 80% da operação brasileira com a empresa de private equity Advent Internacional por valores que beiram os oito bilhões de reais.