Mais de 200 pessoas descobriram que têm DST durante o Carnaval

Foram 249 casos positivos de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo 26 com HIV

Publicado em 6 de março de 2019 às 23:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Bruno Concha/Secom

Entre os quase 11 mil exames realizados durante o Carnaval de Salvador, 249 casos deram positivos para doenças sexualmente transmissíveis. Entre elas estão 17 resultados positivos para Hepatites, 26 para HIV e 206 para Sífilis. O balanço final do Projeto Fique Sabendo, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde durante a folia foi divulgado nesta quarta-feira (6).

Em comparação ao ano passado, os casos de HIV detectados nos módulos teve a maior redução entre as DST's, a taxa caiu em 48%. Já as hepatites também reduziram as ocorrências em 26%. O número para sífilis se manteve estável entre os testes realizados.

Cerca de 3 mil pessoas fizeram os testes nas unidades municipais que funcionaram no Multicentro Carlos Gomes, no Circuito Osmar, e num módulo montado exclusivamente para estratégia na Rua Dias D'Vila, próximo ao Farol da Barra, no Circuito Dodô.

As unidades eram compostas por equipes multidisciplinares formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos, devidamente treinados para aconselhar os pacientes, principalmente, no momento do resultado. O objetivo do Fique Sabendo é colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão das doenças, bem como possibilitar o início precoce do tratamento das pessoas com sorologia positivas.

Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs foram encaminhados para unidades de referência da Prefeitura de Salvador para tratamento gratuito integral.