Mais de 27% dos jovens adia cursos por conta da crise, aponta pesquisa

por Lucy Barreto

  • Foto do(a) author(a) Lucy Barreto
  • Lucy Barreto

Publicado em 22 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O currículo, principal instrumento dos jovens para conseguir espaço no mercado de trabalho, está desfalcado por conta da crise. Foi o que apontou uma pesquisa da Companhia de Estágios segundo a qual 27% dos estudantes (entre 18 e 24 anos) que ainda buscam uma oportunidade de trabalho adiaram, no último ano, planos de investir no currículo. Ainda por culpa da crise, 43% suspenderam os planos de fazer um curso de idiomas ou uma especialização.

O mais preocupante é que esse público é, justamente, o mais afetado pelo corte de vagas do mercado – de acordo com números recentes do IBGE, a taxa de desemprego nessa faixa etária supera os 25%, mais que o dobro da média nacional.

De acordo com a pesquisa, para 60% dos jovens a falta de oportunidades é o pior reflexo da crise, bem como a maior competitividade entre os candidatos a vagas de estágio (19%). Apesar de tudo, a maioria continua otimista - 91% deles se dizem esperançosos e acreditam numa melhora do mercado de trabalho.

Especialistas alertam, no entanto, que conseguir um bom lugar ao sol quando a tempestade passar requer qualificação maior e o mais rápido possível. De acordo com Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios, apostar em qualificação não significa, necessariamente, uma despesa a mais.“Existem muitas instituições renomadas que oferecem oficinas e cursos totalmente gratuitos, especialmente no período de férias, assim como universidades públicas. A internet também é uma ótima ferramenta, o EAD (ensino a distância) tem crescido significativamente no Brasil e isso ajuda a derrubar o preço dos cursos", afirma Mavichian.

Outra saída interessante, de acordo com ele, pouco explorada pelos jovens para valorizar o currículo é o trabalho voluntário. "Nosso levantamento apontou que apenas 9% dos estudantes participaram de ações do tipo no último ano. No entanto, atualmente, cada vez mais empresas estão vendo essa experiência como um diferencial, isso porque muitas delas estão engajadas com causas sociais. Sendo assim, o trabalho voluntário pode contar muitos pontos na hora da seleção, além de, indiscutivelmente, ajudar no desenvolvimento das habilidades do participante” – indica.

Estágio de férias  Terminam hoje as inscrições para 30 vagas do Programa de Estágio de Férias da Odebrecht Engenharia & Construção. O programa é a principal porta de entrada para se trabalhar na empresa. Há vagas na Bahia. A inscrição pode ser feita pelo site www.odebrecht.com. O estágio está previsto para começar em julho de 2018.