Mais de 35 linhas metropolitanas passarão em novo terminal de ônibus do Aeroporto

O local funcionará das 4h45 até 1h

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 23:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Carol Garcia/GOVBA

Trinta e seis linhas de ônibus metropolitanas e uma urbana passarão a circular pelo novo Terminal de Ônibus Aeroporto inaugurado nesta quarta-feira (8), em Lauro de Freitas. O equipamento, que faz integração com o metrô, tem capacidade para receber mais de 100 mil passageiros por dia e foi construído em uma área de 11.700 m², com 13 baias para ônibus, três plataformas para embarque e desembarque de passageiros, podendo receber até 91 coletivos por hora. O local também possui  escada rolante, elevador, sinalização em braile e videomonitoramento.

O acesso ao terminal para pedestres é feito pela passarela que liga o terminal à Estação Aeroporto de Metrô, à Rua Gerino de Souza Filho, e à Avenida Santos Dumont. O local funcionará das 4h45 até 1h. Além da estrutura voltada aos passageiros, o terminal conta com um espaço reservado para os rodoviários, com sala de apoio e copa.

A segurança no local é feita pela equipe de agentes de atendimento e seguranças, que fazem rondas estratégicas, e 28 câmeras de vigilância integradas à sala de supervisão operacional e ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô.

Inauguração A cerimônia que contou com a participação da população, secretários e vereadores municipais, além de secretários do Estado e representantes da CCR Metrô. A inauguração marcou também a finalização das obras do Pátio de Estacionamento de Trens da Estação Aeroporto, onde ficará parte da frota dos trens da Linha 2. 

A prefeitura de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, participou do evento. "Assim que essa estação atingir 6 mil passageiros no horário de pico, vamos caminhar para uma segunda estação. O município já está pronto para recebê-la", comentou ela citando que uma nova estação poderá chegar até o Parque Shopping, que está em fase de construção no local da antiga Mega Insinuante da Estrada do Coco.

O Terminal de Ônibus Aeroporto faz parte do Sistema Metroviário de Salvador/ Lauro de Freitas e foi construído pela CCR Metrô Bahia em seis meses. “Pra mim é a realização de mais um sonho como foi a inauguração da Estação Aeroporto de Metrô. Fazer essa obra em tempo recorde foi incrível e a impressão dessa entrega é a conclusão plena do nosso trabalho. Saímos com a sensação de dever cumprido”, confessou o presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, que foi homenageado pela prefeita.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Demir Barbosa, o Terminal de Ônibus Aeroporto vai trazer mais conforto e acessibilidade para os moradores de Lauro de Freitas e da Região Metropolitana. “Estou muito feliz em participar deste momento aqui em Lauro de Freitas ao lado de uma prefeita empenhada no desenvolvimento da sua cidade”. O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcante também participou da entrega.

Secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Ssettop) de Lauro de Freitas, Olinto Borri, destacou o principal objetivo do terminal. “O processo de integração está sendo feito junto a Agerba e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano para otimizar os resultados diminuindo o tempo de deslocamento, aumentando o conforto e buscando o melhor para o povo da nossa terra”. A fiscalização do novo terminal estará sob a responsabilidade da Settop.