Mais de 4 mil pessoas fazem fila em busca de emprego em Salvador

Evento da Faculdade Maurício de Nassau, que prometia mil oportunidades de trabalho e estágio, atraiu moradores de toda a cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2017 às 16:30

- Atualizado há um ano

A esperança de dias melhores levou milhares de pessoas nesta quinta-feira (4) às portas da unidade da Faculdade Maurício de Nassau da Pituba, em Salvador. A fila que rodeava o prédio da instituição foi vista desde as primeiras horas da manhã e seguia assim até o início da tarde.

O fluxo de pessoas foi provocado pela realização de mais uma Jornada de Empregabilidade promovida pela instituição, a primeira do ano. O evento é realizado duas vezes por ano e tem o objetivo de aproximar as empresa dos trabalhadores e estudantes, que vão distribuir seus currículos.Fila, literalmente, fazia curva, próximo a faculdade na Pituba (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)Para a edição desta quinta, a organização divulgou que o evento disponibilizaria 1.000 vagas de emprego e estágio. Até as 14h, 4 mil pessoas haviam sido atendidas, segundo a assessoria de comunicação da faculdade. Entre elas estava Natan Jesus da Silva, 21 anos. Ele saiu de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviáro, por volta das 5h. Pouco mais de uma hora depois chegou à faculdade e encontrou uma fila de aproximadamente 100 pessoas. Às 14h, estava dentro do ônibus retornando para sua casa. Neste ínterim, ele cumpriu os passos definidos pela jornada, participou de uma triagem na porta de entrada, assistiu palestras de como escrever um currículo e de como se comportar em uma entrevista de emprego.Chuva não inibiu pessoas que estavam em busca de uma oportunidade (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)Dentro do saguão, encontrou os estandes de dez empresas parceiras do evento. Voltou com menos currículos na mão e com a promessa ouvida no setor do Sine Bahia que seria convidado para uma entrevista para uma vaga na Contact, empresa de telemarketing. Quem também esteve por lá foi Erica de São Pedro Ferreira, 34. Ela chegou às 9h e persistia na fila até as 14h20. Neste horário, ainda havia cerca de 20 pessoas em sua frente. "Acredito que vou conseguir alguma coisa. Fiquei aqui até agora", disse. Érica está desempregada há 3 meses. "Quero uma vaga na área administrativa. Sou formada em Administração e Marketing", contou. 

Originalmente, a jornada estava programada para acontecer das 9h às 16h, mas a assessoria da faculdade informou que o atendimento seria ampliado, pois a ideia era a de não deixar de atender a nenhum interessado. Ainda segundo a assessoria, esta é a edição com o maior número de participantes.

Na última sexta-feira (28), o IBGE divulgou que a taxa de desemprego no Brasil bateu mais um recorde, e já alcança 14,2 milhões de pessoas. Em percentuais, o número equivale a 14,9% da população.