Makota Valdina vai ser homenageada em abertura de cineclube em Lençóis

Sobrinha de Makota Valdina, Alice Pinto, estará na sessão de abertura

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2019 às 09:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/CORREIO

A abertura do Cineclube Fruto do Mato 2019, que acontece na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, vai homenagear a educador e líder religiosa Makota Valdina. O evento acontece na próxima terça-feira (9), às 19h, no Teatro de Arena. 

A sobrinha de Makota Valdina, Alice Pinto, estará na sessão de abertura, que terá a exibição do filme baiano "Café com Canela". A iniciativa tem apoio do Rumos Itaú Cultural 2017-2018. 

O longa fez parte da seleção oficial do International Film Festival Rotterdam, na Holanda, venceu o prêmio de melhor filme pelo Júri Popular no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e foi escolhido para abrir a 21ª Mostra de Tiradentes. A obra reúne um elenco negro e faz referências às religiões de matriz africana. Dirigido por Glenda Nicácio e Ary Rosa, o filme é um dos mais celebrados do cinema brasileiro dos últimos tempos.

Além da sessão no centro de Lençóis, o filme será exibido também na comunidade quilombola do Remanso, na zona rural do município. O Cineclube Fruto do Mato, projeto de cinema ao ar livre que está em sua segunda edição, este ano vai privilegiar as narrativas de mulheres negras no audiovisual. Serão dezenas de filmes de ficção e documentários, em sessões mensais, com temáticas relacionadas às questões raciais, de gênero e voltadas para o público LGBTQ.