Manchas podem estar mais próximas do Arquipélago de Abrolhos

Foram coletadas amostras de água em cerca de 10 municípios para verificar se mancha está ligada à barragem de Mariana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2016 às 19:51

- Atualizado há um ano

As manchas avistadas no mar ao sul da Bahia podem estar mais próximas do Arquipélago de Abrolhos, disse o secretário estadual do Meio Ambiente(Sema), Eugênio Spengler. Coletas de água foram realizadas em cerca de 10 municípios, de Belmonte até Mucuri,  pelo Inema, para analisar se as manchas são provenientes do rompimento da  barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. Mancha ainda é investigada (Foto: Manu Dias/GOVBA)Os principais rios da região também são estudados com o objetivo de comparar as amostras com a coleta do material marítimo. A mineradora Samarco informou realizar o monitoramento da área, mas acredita que os ventos e marés não teriam levado a lama do rompimento da barragem para o arquipélago.

A empresa disse disponibilzar aeronaves e imagens de satélite para a avaliação da condição de dispersão dos sedimentos. Em nota a Marinha divulgou que entre o domingo(10) e a terça-feira(12) segue no recolhimento das amostras de água do local.

[[saiba_mais]]

Na terça-feira, acontece uma reunião entre o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, e a Diretora Geral do Inema, Márcia Telles, para tratar das ações do governo e traçar estratégias em conjunto com a instuição.