Mar Grande: autoridades lamentam acidente com lancha que deixou 18 mortos

'Deverão ser tomadas providências para apurar as responsabilidades', diz Temer

Publicado em 24 de agosto de 2017 às 10:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Amanda Palma/CORREIO

Autoridades lamentaram, na manhã desta quinta-feira (24), o acidente que deixou mais de 18 mortos e cerca de cem feridos depois que uma lancha virou em Mar Grande, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Embarcação Cavalo Marinho I virou depois de sair do píer de Mar Grande, na Ilha (Foto: Marina Silva/CORREIO) O presidente Michel Temer manifestou pesar pela tragédia e se disse solidário com os parentes das vítimas. O presidente também colocou o governo federal à disposição das autoridades do estado para apurar as responsabilidades pelo acidente. "Nós temos que lamentar imensamente o que ocorreu, nos solidarizar com as famílias enlutadas, perderam seus entes queridos. Quero dizer ao governo da Bahia, a todo o povo da Bahia, que o governo federal está inteiramente às ordens e deverão ser tomadas providências para apurar as responsabilidades por esse lamentável acontecimento", afirmou Temer.O prefeito de Salvador, ACM Neto, determinou que a Secretaria de Saúde (SMS), a Defesa Civil (Codesal) e a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) mobilizem todos os esforços para ajudar as autoridades estaduais e municipais de Vera Cruz para prestar assistência às pessoas que estavam na embarcação. “Neste momento de profunda dor, presto minha solidariedade às vítimas e seus familiares e, ao mesmo tempo, informo que todos os órgãos da Prefeitura estão envolvidos para ajudar no atendimento social, psicológico e nos primeiros socorros às pessoas”, disse Neto.Ao tomar conhecimento do acidente, o prefeito ordenou o cancelamento da entrevista coletiva marcada para anunciar as atrações do Réveillon deste ano.

A Internacional Travessia Salvador (ITS), administradora do sistema ferry-boat, também divulgou nota lamentando a tragédia. "A empresa manifesta sua solidariedade a todos os familiares das vítimas envolvidas neste acidente.Desde as primeiras horas, o Sistema Ferry-Boat vem se mantendo à disposição da Capitania dos Portos, auxiliando a travessia de todos os órgãos que estão se dirigindo ao terminal de Mar Grande para prestar atendimento às vítimas".

Luto oficial O governador Rui Costa, em nota, lamentou o acidente e também mobiliza as forças dos órgãos para atender as vítimas."Lamento profundamente o acidente ocorrido esta manhã em Mar Grande e manifesto minha solidariedade aos familiares das vítimas. Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas", destacou Rui.Ele também disse estar "acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo". "Todas as providências foram tomadas imediatamente, com o reforço dos nossos efetivos nas áreas da segurança e da saúde pública. Deus está conosco neste momento difícil e confiamos no empenho das equipes de resgate", completou o governador, que ainda decretou luto oficial de três dias no estado. 

A prefeitura de Vera Cruz, em nota, agradeceu a solidariedade dos municípios que estão ajudando com o envio de ambulâncias e profissionais da saúde, de todas as pessoas da cidade e região que cooperam neste momento.

"Além da parte operacional do socorro às vítimas, estamos buscando apoio com profissionais psicólogos, assistentes sociais, tudo para o devido acolhimento também às famílias. Muito obrigado a todos", diz o comunicado.

[[publicidade]]

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, determinou o adiamento das solenidades de celebração do 2º aniversário de emancipação do Corpo de Bombeiros Militar e do Dia do Soldado. “O dia de hoje deve ser reservado apenas para trabalhar com o intuito de minimizar a dor dos envolvidos nesta lamentável tragédia”, afirmou Barbosa. 

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates, também lamentou o ocorrido. "A Câmara Municipal de Salvador se solidariza com todos familiares e amigos das vítimas dessa tragédia", disse Prates, colocando a Casa Legislativa de prontidão para contribuir no que for possível na apuração do episódio e trabalhar no sentido de que medidas de segurança sejam adotadas para se evitar novos fatos dessa natureza.

Equipes do Corpo de Bombeiros de diversas cidades do interior foram convocadas para participar das buscas do acidente, que até o início da tarde ainda não tinha um número definitivo de vítimas. Na tarde desta quinta (24), uma coletiva será realizada no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, no CAB, para apresentar o andamento do trabalho policial, que envolve as polícias Militar, Civil, Técnica e o Corpo de Bombeiros.

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O ACIDENTE COM O BARCO

O Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Villalonga, e o Consul Geral da Espanha para o Nordeste do Brasil, Gonzalo Fournier, também lamentaram a tragédia. Em nota, eles e expressaram pesar ao governador, Rui Costa, e ao prefeito de Salvador, ACM Neto, e a todo o povo baiano. 

"A Bahia tem mais de 10.000 espanhóis, que são brasileiros e baianos também. O que acontece na Bahia, generosa terra de acolhida, afeta todos nós espanhóis. Em nosso próprio nome e no de todos os espanhóis, cidadãos espanhóis e empresas espanholas na Bahia, transmitimos em particular nosso apoio e solidariedade aos familiares das numerosas vítimas mortais e o nosso desejo de rápida recuperação aos feridos", diz a nota. 

Também em nota, a Arquidiocese de Salvador pediu que todos os baianos façam orações pelas famílias atingidas pela tragédia. "Sabemos que, em situações como esta, não há palavra que conforte o suficiente. Mas sabemos também o quanto é importante estarmos ao lado de quem foi atingido pela dor. Pedimos, pois, que cada qual procure manifestar sua proximidade com todos aqueles que sofrem porque, direta ou indiretamente, todos fomos atingidos por essa tragédia".

O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, emitiu nota em nome do papa Francisco lamentando as mortes. Ele manifestou condolências para as famílias das vítimas e orações aos mortos.