Maratona Cidade de Salvador promove treino oficial solidário

Maratona de Salvador
12.09.2018, 07:32:52
Atualizado: 20.09.2018, 14:05:50
Run Guga Run (Foto: Alberto Rezak/divulgação)

Maratona Cidade de Salvador promove treino oficial solidário

Run Guga Run será realizado no sábado e apoiará instituições da cidade

Você pode correr pela saúde, para buscar desempenho esportivo ou apenas por prazer. Mas, quem for participar da Maratona Cidade de Salvador, no próximo dia 23, tem a chance de fazer um algo a mais e praticar um ato de solidariedade. Isso por que no próximo sábado (15), acontece o Run Guga Run, treino oficial para a prova que possui um caráter solidário.

“É a segunda vez que realizamos esse evento. A ideia é engajar a população na prática esportiva, divulgar a Maratona Cidade de Salvador e também temos a possibilidade de ajudar outras pessoas”, explica Augusto Cruz, um dos idealizadores do projeto. Ano passado, o treino reuniu 800 pessoas e a meta para esta edição é atingir a participação de 900 a 1.000 corredores.

O treino é gratuito e quem comprar a camisa oficial do evento estará ajudando o Projeto Ação Tri, que trabalha a inclusão no esporte através do Triathlon com crianças carentes que moram no Calabar e na Gamboa de Baixo. Parte da verba arrecadada será destinada para a compra de sungas e camisas para o projeto. O Ação Tri atende cerca de 50 crianças de oito a 16 anos. “Até os 12 anos os treinos são mais lúdicos, com o primeiro contato com a água, a corrida. O nosso principal objetivo é a questão social, mostrar o lado inclusivo do esporte que eles não conhecem no dia a dia. As crianças têm apoio médico, dentário e recebem cestas básicas no final do mês. Mas só recebe quem não tem nota vermelha, faltou a escola. Por isso contamos com a ajuda dos pais nesse sentido”, explica Alberto Lopes, conhecido como Betão, triatleta e idealizador do Ação Tri.


Além disso, os jovens mais velhos do projeto são convidados para participar do treino. O que para Betão é uma forma de inclusão para os jovens. “Eles vão correr literalmente lado a lado com oportunidades. Eles vão ter contato com corredores que são médicos, vão correr do lado do dono da empresa X. De repente aparece um primeiro emprego. Às vezes o moleque treina com o tênis que o empresário deu e ele nem sabe. É um trabalho incluso”, completa.

Quem for participar do Run Guga Run e também da Maratona Cidade de Salvador pode ajudar o Hospital Martagão Gesteira. Cada corredor pode cadastrar seu GPS, nos programas Garmin Conect ou Strava, através do site www.correrpelobem.com. Com isso, cada quilômetro percorrido será revertido em R$ 0,01 para a instituição através de doadores sociais anônimos. O treino também conta com um caráter socioambiental. Após o evento, será calculada a emissão de gás carbônico e será feita a compensação dessa emissão com o plantio de árvores na região do Baixo Sul da Bahia, pela ONG Organização de Conservação de Terra (OCT). “Essa organização é certificada para fazer plantios em áreas de nascentes em propriedades de agricultores familiares”, explica Augusto.

Treino
O Run Guga Run contará com a participação de 31 assessorias esportivas. O treino começará na região do antigo Aeroclube, na Boca do Rio, às 5h30, seguirá até Itapuã e será encerrado novamente na Boca do Rio. No total, os atletas vão percorrer até 18km e possuem o apoio de três pontos de hidratação, distribuídos a cada 3km. “O treino é comandado pelas assessorias. Cada atleta vai treinar a distância determinada pelo seu treinador. As assessorias treinam espaçadas pela cidade. Tem na Ribeira, na Barra, Pituba, Piatã, Patamares. Tivemos a ideia de trazer para cá o que outras cidades fazem, que é um treino coletivo para engajar a população na corrida de rua”, conta Augusto.

O treino serve para o atleta testar o seu desempenho para o desafio da semana seguinte. A Maratona Cidade de Salvador, no dia 23, conta com provas de 5km, 10km, 21km (meia maratona) e os tradicionais 42km (maratona). Organizada pela Saltur – Empresa Salvador Turismo que é responsável pela plataforma de eventos da cidade, a Maratona terá a maior premiação do país com a distribuição de R$ 163 mil aos vencedores. As inscrições seguem abertas no site oficial da maratona. É só correr.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-ultimo-a-sair-apaga-a-luz-do-othon-hotel-ja-esta-sem-nenhum-hospede/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/piloto-alema-de-17-anos-sofre-acidente-grave-e-sera-operada/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temer-ressalta-forca-e-estabilidade-das-instituicoes-em-pronunciamento/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sessao-do-tj-ba-e-suspensa-apos-confusao-e-retirada-de-advogado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-o-clipe-da-cantora-argentina-lali-em-parceria-com-pabllo-vittar/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-sabia-que-o-ford-mais-vendido-na-america-do-sul-e-feito-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-multimidia-homenageia-os-40-anos-do-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/igreja-transmite-momento-em-que-pastor-e-baleado-em-culto-veja/