Maratona Cidade de Salvador terá shows no trajeto; é domingo (22)

Orquestra Fred Dantas, Wadô Tambores Orientais, Malê de Balê e DJ Santi vão animar os corredores. Após a prova, tem FitDance e Alavontê no Farol da Barra

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 21 de outubro de 2017 às 13:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva / CORREIO

Não vai ter trio elétrico, mas os corredores da Maratona Cidade de Salvador vão entrar no clima do Carnaval quando estiverem na pista, no domingo (22). Além da brisa do mar, os atletas terão a companhia de música durante o trajeto pela orla marítima.

Quatro atrações vão tocar a partir das 5h30, horário da primeira largada, que acontece no Farol da Barra. A orquestra Fred Dantas estará em Ondina, o grupo Wadô Tambores Orientais se apresentará no Rio Vermelho, a banda Malê de Balê vai aguardar os atletas em Amaralina e o DJ Santi vai animar os corredores que passarem pelo Jardim de Alah. Após a corrida, ainda tem coreografia com o grupo FitDance e show da banda Alavontê durante a premiação.

“A música ajuda a pessoa a conseguir concluir o seu desafio. Dá ritmo para os atletas. Quando seu astral vai caindo, a música vem como motivação, porque mexe no ego do atleta e o torna mais participativo”, pontua o presidente da Federação Baiana de Atletismo, Og Robson. 

Esta é a primeira edição da Maratona Cidade de Salvador, que tem cinco opções de prova, todas com largada e chegada no Farol da Barra. A de 5km tem retorno na praça Eliana Kertész, famosa pelas esculturas das gordinhas, em Ondina. 

Quem correr os 10km vai fazer o retorno em frente ao teatro Sesi, no Rio Vermelho, assim como os participantes dos 40km por equipe. Nessa modalidade, quatro atletas em grupo correm 10km cada e seus tempos são somados. 

Os participantes das provas de 21km e 42km farão a volta no Jardim de Alah. A diferença é que quem correr a maratona fará o trajeto duas vezes (a localização dos retornos está assinalada no mapa abaixo). A estrutura da prova contará com três postos de atendimento médico, além de seis ambulâncias, que estarão distribuídas ao longo do trajeto para atender os atletas que não se sentirem bem. Hidratar-se durante o percurso também não será um problema. Sete postos de hidratação estarão fixados nos seguintes pontos do trajeto: Farol da Barra; arredores do Clube Espanhol; Speed Lanches, em Ondina; Teatro Sesi, no Rio Vermelho; Rua Fonte do Boi, também no Rio Vermelho; Largo das Baianas, em Amaralina; e próximo ao Habib’s, na Pituba. “A estrutura está muito boa”, garante Og Robson.

Turismo esportivo No domingo (22), 3.500 atletas profissionais e amadores vão acordar cedo para promover saúde e exercitar o corpo. Os homens são maioria: 66,4%, quase o dobro das mulheres, que representam 33,6% do total de inscritos. São corredores de 80 cidades e 16 estados brasileiros, além de outros seis países. As vagas estão esgotadas.

De acordo com a prefeitura, um dos objetivos da realização do evento é fomentar o turismo esportivo na capital baiana. “Faz parte de nossa estratégia de fortalecer nossa plataforma de eventos. Esse movimento de turismo esportivo é um fenômeno mundial, com pessoas se deslocando para outros estados e países para participarem de corridas de rua. Queríamos colocar Salvador nesse clube de cidades vibrantes e cosmopolitas que têm sua própria maratona”, afirma o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington. 

Ainda sem data definida, a realização da segunda edição da Maratona Cidade de Salvador já está confirmada em 2018. “A gente acredita que esse pode ser o terceiro produto da cidade, perdendo apenas para Carnaval e Réveillon”, destaca Isaac Edington. “Quando o atleta vem, ele vem acompanhado de duas, três ou quatro pessoas, consomem em restaurantes, rede hoteleira e é uma forma extraordinária de ocupar a cidade”, diz o secretário. Aproximadamente 27% das inscrições feitas para a corrida são de moradores de outras cidades do Brasil.