Marcelo Melo vence nas duplas e conquista título em Wimbledon

Ao lado do polonês Lukasz Kubot, brasileiro fez partida de 4h39min e encerrou o jejum de títulos do Brasil na grama inglesa

Publicado em 15 de julho de 2017 às 18:12

- Atualizado há um ano

Marcelo Melo realizou neste sábado (15) o sonho de conquistar Wimbledon. Ao lado do polonês Lukasz Kubot, o novo número 1 do mundo ergueu o troféu das duplas masculinas e se tornou o primeiro homem brasileiro campeão do mais tradicional torneio de tênis ao vencer na final o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 7/5, 7/6 (7/2), 3/6 e 13/11, em um jogo que durou 4h39min.Com a conquista, Melo encerrou um jejum de 50 anos sem títulos do Brasil na grama de Londres. Maria Esther Bueno era a última tenista nacional campeã de Wimbledon, em 1966, justamente na chave de duplas - ela tem ao todo três títulos de simples e quatro de duplas. Desde então, os brasileiros só brilharam nas chaves juvenis.Brasileiro Marcelo Melo comemora a conquista em Londres (Foto: Glyn Kirk/AFP)As duplas Melo/Kubot e Marach/Pavic fizeram um duelo de alto nível no set inicial. Com bons saques, fechavam seus games com tranquilidade e as trocas de bola eram poucas. As chances de quebra escassearam até o 11º game, quando o austríaco e o croata tiveram o primeiro break point do jogo. Eficientes, eles aproveitaram a chance, quebraram o saque da dupla do brasileiro e encaminharam a parcial.Em desvantagem, Melo e Kubot cresceram em quadra no segundo set. Ligeiramente superiores na parcial, eles obtiveram a única quebra do set no 12º game. A quebra, o game e o set vieram com um lindo lob de Kubot, no fundo da quadra. O terceiro set foi um dos mais equilibrados do confronto. Exibindo força nos saques, as duas duplas confirmaram seus games de serviço com facilidade, sem ceder qualquer chance de quebra aos rivais. No tie-break, Melo e Kubot foram melhores e viraram o placar da partida.Lukasz Kubot e Marcelo Melo exibem o troféu da conquista de Wimbledon (Foto: Glyn Kirk/AFP)Na sequência, protagonizaram o set mais instável, com três quebras de saque. A quinta e decisiva parcial, sem tie-break, se alongou até o 24º game. O equilíbrio se sustentou no jogo apesar de eventuais vacilos de cada dupla que geraram sete break points. Melo e Kubot tiveram chance preciosa para fechar o jogo no 12º game, com dois match points salvos pelos rivais.

A conquista de Wimbledon foi o segundo título de Grand Slam de Marcelo Melo, campeão também de Roland Garros em 2015. Em 2013, chegou à final em Londres, porém ficou com o vice-campeonato. É a segunda conquista também para Kubot, que venceu o Aberto da Austrália em 2014.