Marcelo Tas reestreia programa na TV Cultura

O primeiro episódio do Provocações vai ao ar nesta terça (14), às 22h30

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2019 às 20:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

 Por 15 anos, Antonio Abujamra (1932-2015) esteve à frente do programa de entrevistas Provocações, na TV Cultura. Com a morte de Abu, como ele era chamado pelos amigos, o programa foi interrompido pela emissora paulista, já que era difícil encontrar alguém que tivesse a mesma capacidade de “provocar” que tinha o velho entrevistador.

Mas, quatro anos após a morte do apresentador, finalmente alguém topou a tarefa de substituí-lo: Marcelo Tas, conhecido por programas como CQC, na Band, e Papo de Segunda, no GNT.

Tas estreia hoje, às 22h30, na mesma TV Cultura onde já trabalhou no clássico infantil Rá-Tim-Bum, em que fazia o professor Tibúrcio, aquele do inesquecível bordão “Olá, classe!”. O programa não será transmitido diretamente na TV aberta na Bahia, mas quem é assinante de TV a cabo pode ver pela TV Cultura, que integra os pacotes básicos.

Nessa primeira edição do Provocações, o entrevistado, escolhido pelo público na internet, será Ciro Gomes, terceiro lugar nas eleições presidenciais do ano passado. 

A essência é a mesma do programa original, disse Tas ao jornal O Estado de S. Paulo. Preservam-se a iluminação, o enquadramento de câmera, o estilo de perguntas. “A novidade é que serei eu quem fará o programa e isso, claro, muda muito, porque o Provocações é muito centrado na figura de quem está lá.

Então, evidentemente que ele vai ter novas nuances, mas o DNA é o do programa. Vamos seguir a trilha e, quando você segue uma trilha, você estará sempre entrando num terreno desconhecido, e aí o improvável vai acontecer”, diz Tas.

Entre os próximos convidados, nota-se uma preocupação com a variação de tendências ideológicas: há desde Janaína Paschoal, que deu entrada no pedido de impeachment de Dilma, a Fernando Haddad, correligionário da ex-presidenta.

TV Cultura, terças-feiras, 22h30