Marco Antônios Pereira e Marily dos Santos vencem Maratona Salvador

A competição tem a maior premiação em dinheiro entre as provas de corrida de rua do Brasil

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 23 de setembro de 2018 às 13:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Daniela Leone/ CORREIO

A linha de chegada foi cruzada com lágrimas nos olhos e uma boa dose de saudade. Campeã da segunda edição da Maratona Cidade de Salvador, Marily dos Santos dedicou a conquista à mãe. Dona Maria do Socorro completaria 70 anos neste domingo (23). “Esse é um momento muito especial pra mim. Eu quis dar esse presente de aniversário a ela. Pra mim, ela não morreu. Estou muito emocionada. A cada quilômetro eu pensava em minha mãe”, contou a alagoana radicada na Bahia, que completou a prova de 42km após 2h55min53seg e foi bastante aplaudida por quem acompanhava a competição.

“Dá pra ver o carinho das pessoas. Não tem tamanho isso. Gostaria de agradecer a todo mundo da Bahia, que me acolheu e me adotou”, disse a atleta de 40 anos, que não liderou a prova durante todo o percurso. Em parte dele, a cearense Antonia Bernadete Lins da Silva, 40 anos, segunda colocada com o tempo de 2h56min13seg, esteve na frente. 

“Minhas pernas pesaram muito no km 10, pois a segunda colocada estava bem na frente ali, mas maratona não se ganha no começo, se ganha no final. Fui catando e administrando”, pontuou Marily. Marily faz a festa no meio da multidão (Foto: Daniela Leone/ CORREIO) Conceição de Maria Carvalho Oliveira, com 3h12min38seg, Eliane Costa de Jesus, com 3h19min04seg, e Ediane Silva Pires, com 3h22min51seg, completaram o pódio feminino.  

Na categoria masculina, a festa foi do pernambucano Marcos Antônio Pereira. Segundo colocado na edição do ano passado, o atleta de 40 anos festejou o lugar mais alto do pódio ao cruzar a linha de chegada no Farol da Barra após 2h22min41seg. “Esse ano me preparei muito bem. Foi uma vitória que eu nem esperava, mas felizmente conquistei. Tinham muitos adversários de altíssimo nível na prova, então foi surpreendente superar eles”, disse.

O segundo lugar ficou com Giomar Pereira da Silva, que registrou o tempo de 2h26min55seg. Antônio de Souza Dias, com a marca de 2h29min23seg foi o terceiro colocado. Eberth da Silva Silvério, com 2h31min13seg, e Márcio Barreto, com 2h34min20seg completaram o pódio. 

A competição tem a maior premiação em dinheiro entre as provas de corrida de rua do Brasil. No total,  R$ 164 mil. O primeiro lugar dos 42 km recebeu R$ 22 mil.  

Outras distâncias O primeiro corredor entre os 5 mil inscritos a cruzar a linha de chegada no Farol da Barra foi Antônio Carlos de Jesus Borges. Ele concluiu a prova de 5 km em 15min58seg. Edna Gregória dos Santos foi a campeã da categoria feminina com o tempo de 19min35seg.

A distância de 10 km teve José Nilson de Jesus como campeão, com o tempo de 33min48seg. Mirian Franco da Silva foi a primeira colocada entre as mulheres. Ela completou a prova em 39min55seg. Daniel Chaves da Silva, com 1h05min31seg, e Roselaine Sousa Ramos Benites, com 1h20min06seg, venceram a prova de 21km.

[[saiba_mais]]