Margareth escolhe música especial para CD que celebra os 40 anos do CORREIO

Recheada de termos africanos, canção faz homenagem a mulheres como Negra Jhô e Dadá

  • Foto do(a) author(a) Osmar Marrom Martins
  • Osmar Marrom Martins

Publicado em 7 de janeiro de 2019 às 05:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho

Uma das artistas mais importantes do Axé Music, a cantora Margareth Menezes sempre foi personagem marcante nas páginas do CORREIO, desde os tempos em que atuava como atriz e no Circo Troca de Segredos, que funcionava em Ondina. 

Por isso, Maga, como é chamada pelos amigos, mantém, até hoje, uma relação carinhosa com o jornal. O afeto é tanto que ela é uma das artistas que cantará no CD que será encartado no dia 15, em comemoração aos 40 anos de fundação do jornal. O brinde, que tem 22 faixas, conta com a participação de 13 artistas.

Em depoimento ao CORREIO, Margareth falou sobre o seu carinho pelo jornal. “É motivo de muita alegria poder participar deste projeto do Correio, ver um veículo de informação da Bahia completar 40 anos. Isso é muito importante para o nosso estado”, celebra.“É um veículo que, ao longo do tempo, vimos seu comprometimento com a cidade e, especialmente, o seu apoio e dedicação à nossa cultura. Eu tive vários momentos registrados no Correio, conheci vários jornalistas em toda trajetória de minha carreira”, enaltece.Feliz por ser uma das convidadas de honra para gravar o CD que celebra os 40 anos do jornal, Margareth falou sobre a música que escolheu para presentear os leitores. 

“Fiquei muito feliz em participar com uma música de minha autoria e Jorge Portugal, chamada ‘Coisa Milenar’. Uma música que convoca todo povo a festejar a nossa baianidade e a nossa diversidade étnica e cultural. ‘Coisa Milenar’ foi a música que logo veio na cabeça quando me convidaram para participar do CD dos 40 anos do Correio”, relata. Recheada de termos africanos e mergulhada na cultura negra, a canção também faz homenagens a importantes figuras baianas. A própria Maga conta.

“Ela tem tudo a ver com essa festa, com a comemoração de estar aqui, de ser baiano. Festeja também a mulher, especialmente a mulher negra, com o nome de várias delas citadas na música. Mulheres que o próprio jornal também já citou várias vezes, como Dadá e Negra Jhô. E viva os 40 anos do Correio. Que coisa bonita festejar. Muito obrigada em poder participar deste projeto muito bonito”, finaliza ela, que já está em ritmo acelerado para as festas de verão.

A partir do dia 20 de janeiro, Margareth faz mais uma edição do Mercado Iaô, na Ribeira. E, para começar bem o evento, que reúne gastronomia, artesanato, moda e apresentações musicais, a anfitriã recebe Mariene de Castro, com quem fez uma participação especial no Festival Virada Salvador, na Boca do Rio. 

Além disso, Margareth se prepara para o Carnaval de Salvador. Ela será homenageada pelo Bloco ‘Os Mascarados’, que completa 20 anos – destes, a cantora puxou o trio em 10.