Maria Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant, ganha versão acústica

Um dos hinos na luta pelos direitos das mulheres no Brasil, música completa 40 anos; ouça

Publicado em 11 de maio de 2018 às 19:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

No ano em que se comemoram os 40 anos da gravação de Maria Maria, lançada originalmente no antológico disco Clube da Esquina 2, Milton Nascimento lança nesta sexta-feira (11) o single e o lyric video da música em uma versão acústica, nas plataformas digitais e no canal da Vevo. Ouça abaixo. 

O lançamento digital é uma parceria entre a Nascimento Música e a Universal Music. E essa união já tem planos para 2018: um disco inteiro só com versões acústicas de Milton para seus maiores clássicos.

Criada especialmente para um espetáculo do Grupo Corpo, a música Maria Maria se tornou um dos grandes hinos na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. Desde o fim dos anos 70 (quando a canção de Milton Nascimento e Fernando Brant ganhou o mundo), que Maria Maria é sempre lembrada pela mensagem direta: “força, raça, gana e sonho, sempre” - como a própria letra diz. Nos dias atuais, Maria Maria nunca esteve tão necessária. E foi numa reflexão sobre a atualidade que Milton decidiu que era a hora da música ganhar uma nova versão, desta vez, acústica.

O poeta Fernando Brant costumava dizer que se inspirou em todas as Marias com quem conviveu durante toda a vida. Milton também teve uma inspiração especial: “ ‘Maria Maria’ é o símbolo da força da mulher. E foi inspirada numa personagem real, a Maria que tinha três filhos e morava na beira da linha de um trem. Ela tinha uma força incrível, passava dificuldade mas colocava os filhos para estudar. Ela cuidava deles e eu não faço ideia como. A história dela é muito bonita. Eu não a conheci, mas o Fernando conheceu”, relembra Milton.

Sobre a importância de Maria Maria, Bituca revela que “a música possui várias características em comum com a população brasileira. Nossa gente não desiste e tem muita gana. É um exemplo na alma de cada um. O povo brasileiro, aliás, dá muito exemplo na forma que a gente deve enfrentar a vida", finaliza o cantor mineiro.