Assine

Mata de São João amplia horário de restaurantes e joga toque de recolher para 22h


 

Prefeitura diz que flexibilização reflete queda de 44% dos casos ativos de covid

  • Da Redação

Publicado em 18/04/2021 às 13:48:00
Atualizado em 22/04/2023 às 04:50:06
. Crédito: Arquivo/Divulgação

A cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, divulgou no sábado (17) um novo decreto em que amplia o horário de funcionamento dos restaurantes, bares, mercados e outros comércios de alimento e joga o toque de recolher para começar às 22h. As determinações vão valer de segunda (19) até o dia 26.

A prefeitura justifica a decisão afirmando que nos últimos 30 dias houve queda de 44% dos casos ativos e de 74% na quantidade de pacientes em monitoramento com covid-19 na cidade.

De acordo com o decreto, o comércio em geral, incluindo a comercialização de alimentos e restaurante, poderá funcionar até às 21h30 no período. Já os bares podem ficar abertos até às 19h. Atividades como farmácias, serviços de saúde e postos de gasolina ficam liberadas a funcionar 24h.

O atendimento presencial ao públicos nas repartições municipais, exceto as consideradas essenciais, a críterio dos titulares, fica suspenso, assim como realização de licitações presenciais.

Os bares e restaurantes devem limitar a lotação a 50% da capacidade e respeitar "todas as medidas de distanciamento e protocolos de segurança". O serviço de delivery pode funcionar o dia todo.

A venda de bebidas alcoólicas fica proibida das 22h às 5h no período de validade do decreto.

Estão suspensos eventos e atividades no município, independente do número de participantes, mesmo que previamente autorizados, que envolvam aglomerações, como eventos desportivos coletivos e amadores, eventos recreativos na rua ou ambientes privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, aulas em academia de dança e ginástica. 

As academias podem funcionar para realização de atividades físicas individuais, respeitando também a limitação de 50% da capacidade do local e observando os protocolos sanitários.

Cerimônias e festas de casamento podem acontecem, limitadas a 50% da capacidade total do local e máximo de 50 pessoas por eventos.

Atos religiosos podem acontecer, respeitando protocolos, com instalações físicas amplas que permitam ventilação natural e limitação de 50% da ocupação do local.

O Parque da Cidade será reaberto, assim como os restaurantes lá existentes, respeitando todas as regras já citadas. O funcionamento diário será das 7h às 21h30.

Os veículos que fazem transporte público municipal devem transitar respeitando o limite equivalente ao número de passageiros sentados, ficando proibido circular com passageiros em pé.