Mata Escura recebe nova unidade de saúde; confira serviços disponíveis

Local deve realizar cerca de 16 mil atendimentos por mês

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 14 de janeiro de 2019 às 14:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A vida dos moradores do bairro da Mata Escura promete ficar mais fácil a partir de agora. Na manhã desta segunda-feira (14), a prefeitura inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF), localizada na Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela, conhecida como Rua Direta da Mata Escura. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prevê que a unidade terá cerca de 16 mil atendimentos por mês. 

A USF vai funcionar com quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro de Saúde Bucal, que atenderão em 12 consultórios.  Serão ofertados também serviços de atenção integral, considerando as áreas prioritárias nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, além de saúde bucal.

A unidade de saúde vai disponibilizar os serviços de curativo; coleta de material para exames laboratoriais; vacinação; realização de visita domiciliar; marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no Distrito Sanitário. Além disso, haverá também distribuição de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS (2ª via).

Moradores comemoram Antes, os moradores do local que precisavam de procedimentos médicos tinham duas opções: tentar uma vaga no posto de saúde no fim de linha do bairro ou se deslocar para bairros vizinhos. Livre desse problema, a dona de casa Elaine Bezerra, 31 anos, comemorou a novidade. “Tínhamos que ir até Pernambués quando não conseguíamos atendimento no posto do fim de linha. Eu acho que a inauguração da USF vai melhorar muito a nossas vidas. Esperamos isso”, torce.Cobertura Segundo o secretário municipal de saúde, Luiz Galvão, a ideia de inaugurar a nova unidade de saúde é ajudar a atender a grande demanda da comunidade. Segundo ele, a instalação da USF promete aumentar em 200% a área de cobertura em saúde do Distrito Sanitário Cabula/Beiru.

Desde novembro do ano passado, a prefeitura de Salvador passou a inaugurar, a cada semana, uma unidade de saúde. Essa é a 12° USF inaugurada, sendo a primeira deste ano a ser entregue para a população. O titular da pasta informou que 20 novas unidades devem ser entregues até o fim de 2019.

“Nós temos algumas em análise, com projetos e execuções. Provavelmente, vamos superar essa marca, e quem ganha com isso é a população de Salvador, com a ampliação na área de saúde. Um serviço essencial para população”, avalia Galvão. 

Investimento De acordo com o prefeito ACM Neto, foram investidos R$1,5 milhão na unidade de saúde. A inauguração do local, para ele, marca o compromisso que a prefeitura tem em ampliar a atenção básica de saúde do município. Ele lembrou que a capital baiana, no início da sua gestão, tinha os piores índices em atenção básica do país. “A gente percebia a desassistência do bairro. Muitas pessoas estavam sem essa atenção direta à saúde básica, que é a porta de entrada e o melhor investimento que a gente pode fazer para evitar problemas muito mais sérios de saúde no futuro. Hoje nós somos a capital que mais avança”, afirmou o prefeito  Segundo ACM Neto, oito novas USFs serão entregues nos próximos dois meses. Os bairros contemplados não foram informados.

* Sob supervisão da subeditora Fernanda Varela