Mateus Aleluia faz palestra musical sobre o afrobarroco

entretenimento
05.08.2021, 10:10:00
Mateus Aleluia protagoniza evento Canto dos Recuados - Afrobarroco em Palestra Musical (Vinicius Xavier/divulgação)

Mateus Aleluia faz palestra musical sobre o afrobarroco

Evento, que acontece nesta sexta (6), no Youtube, destaca mistura de influências que deram origem à cultura brasileira

Para conhecer mais sobre o cruzamento das matrizes culturais que formaram o Brasil, o Centro Cultural Vale Maranhão apresenta, nesta sexta, às 19h, o espetáculo online Canto dos Recuados - Afrobarroco em Palestra Musical, protagonizado pelo cantor, compositor e instrumentista Mateus Aleluia. A exibição gratuita será no Youtube do centro cultural. Tendo a música como guia, o artista tematiza assuntos abordados durante a vivência entre o Brasil e a África, especialmente em Angola, onde morou.

No palco, Aleluia promete democratizar a história por meio de palavras cantadas."Pretendemos sensibilizar a sociedade para uma abordagem consciente sobre a riqueza da cultura brasileira, bem como salientar a forma como os povos oriundos do continente africano que aportaram no Brasil contribuíram para a construção do perfil cultural tal como conhecemos hoje”, pondera Aleluia.

Canto dos Recuados apresenta-se em forma de palestra musical sobre cultura a afrobarroca e sua expansão humana para o Brasil. A ideia é ampliar os conhecimentos sobre a história das diásporas africanas e seu legado no Brasil, abordando o sincretismo cultural e religioso das culturas indígena, portuguesa e africana, cujo perfil cultural confere hoje ao Brasil a condição de maior expressão afrodescendente fora da África.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas