Mau tempo continua e ondas podem chegar a até 4,5 metros no litoral

Por conta das condições do mar e dos ventos, a Marinha orienta cuidado extra

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2017 às 21:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Almiro Lopes/CORREIO

A Marinha do Brasil informou neste domingo (3) que o mau tempo vai continuar no litoral baiano nesta segunda-feira, com mar revolto e ondas de até três metros entre Ilhéus, na Bahia, e João Pessoa, na PB, trecho que também tem previsão de ressaca. Entre Caravelas, no sul do litoral baiano, e Natal (RN), a previsão é de mar grosso, com ondas chegando a 4,5 metros. O aviso é válido até às 21h da segunda.

Por conta das condições do mar e dos ventos fortes, a Marinha orienta que navegantes tenham atenção extra caso precisem passar por alguma das zonas citadas - e que o façam somente em casos de extrema necessidade. "A utilização imprudente das embarcações em condições adversas de mar e tempo ou fora da área de navegação para a qual foram habilitadas é de inteira responsabilidade do seu proprietário e/ou comandante, que poderá responder por eventuais acidentes nas esferas administrativa, civil e penal", alerta o órgão em nota.

A orientação também é que os cuidados sejam redobrados na amarração das embarcações perto da costa, evitando que se soltem e fiquem à deriva.

Em caso de necessidade, é possível acionar o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar), do Comando do 2º Distrito Naval. Veja os números de contato: 

Capitania dos Portos da Bahia: (71) 3507-3777 Capitania dos Portos de Sergipe: (79) 3711-1600 Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro: (73) 3421-2050 Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus: (73) 3222-5100 SALVAMAR LESTE: 185

Chuva e vento A chuva deve continuar nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, a previsão é que, entre segunda (4) e sexta-feira (8), chova cerca de 70 milímetros. A maior concentração de chuvas deve ser registrada entre segunda e quarta (6) e começar a reduzir no feriado do Dia da Independência, na próxima quinta (7), quando deve chover 20 milímetros em Salvador, conforme o Climatempo. 

Os ventos atingiram velocidade de 12 km/h neste domingo. Na noite do último sábado, eles chegaram a 15 km/h, segundo o Inmet. Já a menor temperatura registrada foi de 18,9 graus na manhã deste domingo, ainda de acordo com o Inmet. 

O bairro onde mais choveu foi Itapuã, com 66 milímetros. Lá, a chuva não causou grandes problemas, mas alterou a rotina dos moradores. Festas de paredões, por exemplo, foram suspensas. "Três paredões deixaram de ser realizados por causa da chuva. Realmente choveu bastante. Pelo menos, tivemos uma noite de sono mais tranquila, sem muito barulho", contou o comerciário Rafael Lima, 37.