Mau tempo no mar: Marinha emite aviso de ondas de até quatro metros

Há, ainda, aviso de vento forte, com velocidades entre 51 e 61 km/h

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2017 às 14:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Marinha do Brasil emitiu, nesta segunda-feira (11), um aviso de mau tempo em toda a área litorânea do estado. O aviso, informado pelo Centro de Hidrografia da Marinha, vale também para todo o restante da costa nordestina.

De acordo com o Comando do 2º Distrito Naval, na área marítima compreendida entre Caravelas, no sul da Bahia, e Cabedelo (PB), há aviso de vento forte de sudeste/leste, com velocidades entre 51 e 61 km/h e rajadas. O aviso vale até as 21h desta terça-feira (12).

Ainda entre Caravelas e Natal (RN), a previsão é de mar grosso com ondas de sudeste/leste com até quatro metros de altura, válida das 21h desta segunda-feira (11) às 21h da quarta-feira (13). Já entre Ilhéus e Tamandaré (PE), a previsão é de ressaca com ondas de até três metros, das 9h de terça até as 21h de quarta.

Devido às condições de vento forte, mar grosso e ressaca, a MB recomenda atenção aos navegantes. “A utilização imprudente das embarcações é de inteira responsabilidade do seu proprietário e/ou comandante, que poderá responder por eventuais acidentes nas esferas administrativa, civil e penal”, dizem, em nota.

A Marinha também recomenda que sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações nas proximidades da costa, a fim de evitar que estas se soltem e fiquem à deriva.

A Marinha ainda informou que permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, as Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação na área marítima sob a responsabilidade do Comando do 2º Distrito Naval poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio dos telefones abaixo elencados. Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados para o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar) Leste, em Salvador.