Assine

‘Me consagrei maratonista’, vibra campeão da Maratona Salvador


 

Baiano dá a volta por cima na carreira e realiza sonho ao vencer a terceira edição do evento

  • Daniela Leone

Publicado em 15/09/2019 às 10:39:00
Atualizado em 20/04/2023 às 06:46:04
. Crédito: Tiago Caldas/CORREIO

Geilson dos Santos da Conceição pensou em desistir do esporte cinco anos atrás após enfrentar dificuldades financeiras, mas seguiu em busca do sonho e neste domingo (15) se realizou como atleta. Baiano de Governador Mangabeira, ele venceu a terceira edição da Maratona Salvador.

“É muito bom bater no peito e dizer que sou campeão de uma grande prova. Essa é a maior prova que eu já venci. A maior de muitas que vem por aí. Agora me consagrei como maratonista”, festejou após completar o percurso de 42km em 2h21min25seg. 

“A sensação foi ótima ao ver que todo trabalho duro valeu a pena”, disse o corredor de 27 anos, em meio a lágrimas, depois de receber o carinho da esposa Vilma e do filho Bernardo, de apenas seis meses.

Antônio de Souza Dias cruzou a linha de chegada 33 segundos depois e ficou com o segundo lugar. Enio Kleiton da Lima, Pablo Fagundes da Costa e Antônio Wilson completaram o pódio dos 42km masculino. 

A paulista Cristiane Alves Silva, 33 anos, foi a vencedora entre as mulheres. Em Salvador pela primeira vez, a atleta de 33 anos completou os 42km em 2h48min20seg. Para conseguir o lugar mais alto do pódio, escolheu uma estratégia cuidadosa. 

“Eu era a quarta colocada até o km 28, aí fui buscando. Vim atrás, respeitando o limite do meu corpo. Por ser a primeira vez que eu venho aqui, não conhecia o percurso, o clima, então fui administrando. Quando chegou no final da prova eu vi que dava para forçar e fiz o meu melhor”, vibrou. Entre as mulheres, a paulista Cristiane Alves Silva foi a campeã dos 42km (Tiago Caldas/ CORREIO) Essa foi a quarta vitória em maratonas da carreira de Cristiane, que já foi campeã no Rio, Brasília e Porto Alegre. “Tô muito feliz. Saio daqui com muitas recordações. Uma pena que não dá pra ficar mais tempo por causa da minha rotina de treinos. O lugar é maravilhoso. Me encantei. Já fui em várias, mas essa daqui me encantou”.

Vencedora da edição passada, Marily dos Santos foi a segunda colocada. A alagoana radicada na Bahia chegou um minuto e 15 segundos depois de Cristiane. Antônia Bernadete Lins da Silva, Cruz Nonata da Silva e Conceição de Maria Carvalho Oliveira completaram o pódio feminino dos 42km.     MAIS CAMPEÕES  Inácio Souza Vieira e Eliane Costa de Jesus foram os campeões da prova de 5km. Gleison da Silva Santos e Rebeca Rodrigues Costa foram os primeiros colocados dos 10km. A prova de 21km foi vencida por Giovani dos Santos e Rejane Ester Bispo da Silva.