MEC planeja mudar ensino médio após resultado ruim

educação
18.08.2012, 09:49:00
Atualizado: 18.08.2012, 10:24:40

MEC planeja mudar ensino médio após resultado ruim

Ministério quer reunir disciplinas de acordo com divisão do Enem

Bruno Wendel
bruno.cardoso@redebahia.com.br

Depois da divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última  edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na terça, o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas.

Os dados do Ideb de 2011 indicam melhora na qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental. Os resultados, porém, não são animadores no ensino médio. Entre 2009 e 2011, o Ideb do ensino médio subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7. A meta nacional esperada para o período foi atingida, mas em nove estados - entre eles a Bahia - o índice piorou em relação à edição anterior.

A partir de segunda-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se reúne com os secretários da pasta para discutir a mudança. A inspiração deverá vir do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), organizado em quatro grandes grupos: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Essa é a divisão que segue a prova, diferente do modelo tradicional por disciplinas como Química, Português, Matemática e Biologia.

Uma providência já foi adotada para induzir essa modernização dos currículos. A próxima compra de livros didáticos para o ensino médio dará prioridade a obras que estejam organizadas nesse formato. O edital já está sendo preparado. O MEC tem um programa que distribui os livros para todas as escolas e a próxima remessa será para o ano letivo de 2015 – as obras são renovadas a cada três anos. O ministério, no entanto, não deu detalhes de como a ação será implantada.
 
“O que tem que ficar claro é que não estamos propondo a eliminação de disciplinas, mas a integração articulada dos componentes curriculares do ensino médio nas quatro áreas do conhecimento, em vez do fracionamento que ocorre hoje”, afirmou o  secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo do ensino médio é muito inchado – com  12 disciplinas, mais Educação Física – o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.



Na Bahia
Segundo a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Teixeira, a iniciativa é positiva. “Isso mostra a preocupação do ministro com os indicadores do ensino médio, buscando soluções. Temos professores capacitados para isso”, declara.

A professora de Geografia Rovena Brito também sinaliza como positiva a intenção do ministério, mas faz um alerta quanto ao processo de modernização do currículo do ensino médio. “Antes de tudo, é preciso uma reformulação também no ensino fundamental, senão os alunos terão a mesma dificuldade ao chegar nesse novo modelo de ensino médio”, declara a professora.

A professora do Colégio Central, em Nazaré, Martha Menezes disse que o debate já vem sendo feito há alguns meses. “Desde o ano passado que se vem discutindo uma alternativa para a melhoria do ensino nas escolas brasileiras”, explica.

Para ela, o novo modelo funcionará como um preparatório. “A ideia é trabalhar com área de conhecimento e não mais com setorização. A ideia de interdisciplinaridade tem como objetivo treinar os alunos para o Enem e os vestibulares. Na segunda fase da Ufba, os candidatos fazem leitura de várias disciplinas”, explica.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) informou por meio da assessoria de imprensa que só poderá falar sobre o assunto a partir de segunda-feira.

Média caiu na Bahia
A Bahia ficou com média 3,2 no Ideb referente ao ensino médio em 2011, valor igual à meta projetada para o período, porém menor que o de 2009 (3,3). Em 2007, o Ideb do ensino médio na Bahia foi de 3,0. Apenas cinco estados tiveram desempenho pior que a Bahia: Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte (os três com 3,1), Alagoas (2,9) e Pará (2,8).

Na avaliação de 4ª série, a Bahia alcançou média 4,2 em 2011, enquanto a projeção era 3,5. Ficou na frente de somente cinco estados (AP, MA, RN, SE e AL). Já na 8ª série, a Bahia ficou com média 3,3, pouco superior aos 3,2 projetados para o período, porém maior apenas que Alagoas (2,9).

Criado em 2007, o Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar e média de desempenho na Prova Brasil.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/musica-de-freddie-mercury-e-revelada-quase-30-anos-depois-de-sua-morte/
Originalmente lançada em 1986, música ressurge em nova gravação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/charlize-theron-e-seth-rogen-formam-um-casal-improvavel/
Na comédia, um jornalista reencontra a mulher sua ex-babá e os dois se envolvem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-da-festa-de-sao-joao-amargosa-se-encontra-na-feira/
Terceiro destino da websérie especial São João na Estrada acompanha preparativos na cidade do Vale do Jiquiriçá
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/atriz-chora-apos-whoopi-goldberg-criticar-divulgacao-de-nudes/
Bella Thorne postou fotos sensuais após ser ameaçada por hacker
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/casarao-desaba-na-ladeira-da-soledade-ficamos-estaticos-diz-vizinho/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-pagaria-mais-de-r-100-mil-em-um-suv-10/
Graças ao turbo, Volkswagen T-Cross apresenta bom rendimento. Confira o vídeo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-assassino-de-ator-e-familia-fugindo-apos-crime/
Comerciante Paulo Cupertino está foragido após matar ator e os pais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-desbanca-beyonce-e-jay-z-e-leva-premio-em-cannes/
Rapper baiano venceu o Gran Prix do festival Cannes Lions 2019
Ler Mais