Medalhista olímpico, Lars Grael participa da Regata Aratu-Maragojipe

Evento completa 50 anos em 2019

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2019 às 18:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Márcio Cunha/Divulgação

Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Itaparica, Ilha do Medo... parece um roteiro de passeio turístico pela Baía de Todos os Santos, mas estamos falando da Regata Aratu-Maragogipe, que há cinquenta anos faz parte do calendário velejador na Bahia.

Saindo do Porto de Aratu, a prova tem 16 milhas náuticas de prova em trecho marítimo, o equivalente a quase 30km. A regata ainda tem outros 30 quilômetros pelas águas do Rio Paraguaçu até chegar ao destino final, que é o município de Maragojipe.

O evento começou a ser disputado em 1969. Segundo a organização, apenas 20 barcos participaram da regata inaugural e registrou crescimento ano após ano. Na última regata, por exemplo, 100 barcos se inscreveram. Para a etapa deste ano, 177 barcos estão registrados: entre eles, o medalhista olímpico Lars Grael. Bronze em Seul-1988 e Atlanta-1996, será a quinta vez do velejador paulista na Aratu-Maragojipe.

O evento já teve presenças do medalhista de Ouro Olímpico Torben Grael além de nomes como Izabel Pimentel, primeira brasileira a dar a volta ao mundo em solitário, Aleixo Belov, Júlio Estevez, velejador baiano que fez a travessia África-Brasil sozinho em um pequeno veleiro catamarã. Estevez marcará presença nesta edição.