Médicos conseguem acordo e emergência do Hospital Espanhol reabre

salvador
23.02.2013, 10:24:00

Médicos conseguem acordo e emergência do Hospital Espanhol reabre

Redução do número de plantonistas era um dos pontos que impedia a reabertura

Da Redação

Médicos da emergência do Hospital Espanhol, na Barra, decidiram retomar o trabalho neste sábado (23). Eles avaliaram a escala de plantões apresentada pela direção da unidade hospitalar em assembleia realizada na noite de sexta-feira (22). A proposta do hospital prevê a apresentação de uma nova escala com três plantonistas diários em um prazo de 30 dias.

O atendimento na emergência estava paralisado desde o dia 4, em decorrência dos atrasos nos pagamentos de salários e de faturas para cooperativas médicas mantidas pela Real Sociedade Espanhola de Beneficiência, que fornece profissionais para a unidade de saúde.

De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), a redução do número de plantonistas de três para apenas dois era um dos pontos que impedia a reabertura da emergência. Para os médicos, a redução de profissionais é prejudicial aos usuários e insuficiente para garantir o funcionamento adequado do serviço.

Quanto à comprovação dos recolhimentos de FGTS e INSS, exigida pelos médicos, a direção do hospital assegurou que no prazo de 15 dias vai apresentar a certidão de regularidade desses benefícios. O hospital reafirmou ainda um comprometimento maior com a data de pagamento dos salários no prazo estabelecido pela lei.

A assembleia decidiu também que a mobilização vai permanecer no sentido de que seja garantido o cumprimento do acordo.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas