Meditação: Segredo do equilíbrio interior

Conhecida da humanidade há séculos, a meditação já foi vista como uma prática restrita aos místicos e religiosos, mas hoje, é também usada como ferramenta facilitadora da concentração, da saúde física e mental.

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/shutterstock

Um estado contemplativo capaz de acalmar os batimentos cardíacos, o ritmo respiratório, os sentimentos de ansiedade, possibilitando alterar a consciência e oxigenar melhor as células. Numa sociedade cada vez mais ansiosa e hiperconectada, a quietude capaz de curar tem sido buscada através da meditação. As práticas são diversas e são aplicadas com bons resultados em centros terapêuticos, nas residências, ambientes de trabalho e até mesmo nas escolas.

De acordo com a médica neurologista Priscila Vieira, a prática meditativa interfere no estado de saúde por meio do pensamento e do comportamento e pode ser dividida em duas formas principais: a concentrativa e a mindfulness. “A concentrativa é quando há o treino da atenção sobre um único foco, como a respiração, a contagem sincronizada à respiração, um mantra ou algum som”, esclarece, ressaltando que a mindfulness é caracterizada pela consciência da experiência do momento presente, com uma atitude de aceitação, em que nenhum tipo de elaboração ou julgamento é utilizado. “À medida que estímulos internos ou externos atingem a consciência do praticante, este simplesmente os observa e, assim como surgiram, deixa-os sumir, sem qualquer reflexão”, esclarece. Estudos utilizando tarefas comportamentais mostraram que o treino da meditação pode modular mecanismos atencionais e aumentar a capacidade do processo de informações mediante um maior controle da distribuição de recursos mentais(Foto: Reprodução/shutterstock) A meditação é uma prática tão instigante que foi o tema de estudos da neurocientista Sara Lazar, da Universidade de Harvard, que realizou uma pesquisa de doutorado onde avaliou praticantes da meditação em comparação com aqueles que nunca haviam praticado, verificando que as pessoas que meditavam tinham aumentado a massa cinzenta em pelo menos três partes do cérebro, sendo que uma delas era o córtex frontal, área associada à memória de trabalho e a tomada de decisões administrativas. “O córtex encolhe á medida que envelhecemos e fica mais difícil entender e lembrar das coisas. Os meditadores de longas datas tinham a mesma quantidade de massa cinzenta. Mais que jovens que não meditam”, garantiu a pesquisadora em seus estudos, afirmando que a meditação é uma forma de exercício mental.

Para o psicólogo da Holiste Cláudio Melo,  a meditação pode auxiliar na desconexão e, portanto, na diminuição do estresse mental e, consequentemente, no relaxamento e na diminuição das tensões musculares crônicas, muitas vezes motivadas pelo estresse. “A prática da meditação é um auxílio nesse mundo muito tensionado pelo excesso de informação e atividade”, diz. Na verdade, algumas teorias afirmam que a meditação pode ter nascido de modo espontâneo, quando os caçadores da pré história, ao se aproximar da caça, varria da mente os pensamentos ansiosos e se conectavam ao meio ambiente de modo que se tornavam imperceptíveis às presas e alcançavam melhores resultados. A simples contemplação das labaredas numa fogueira poderia levar esses antepassados ao êxtase e a união com um outro estado mental.

Praticante de Kriya Yoga por mais de quatro décadas, o físico e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia Dionicarlos Vasconcelos salienta que é um exemplo de como a prática regular da meditação é capaz de melhorar diversos aspectos da vida. “A meditação melhora a saúde, ajuda a administrar o estresse, promove a longevidade com qualidade e, hoje, mais do que nunca, a meditação tem um papel de suma importância pois equilibra as emoções, permitindo que as pessoas adquiram tranquilidade para desenvolver suas atividades diárias”, defende. Para ele, não existe uma idade ideal para começar a prática, mas quanto mais cedo, maiores são os benefícios para a vida do indivíduo. “Existem muitas técnicas de desenvolvimento da concentração da mente. Uma das mais difundidas é prestar atenção à respiração”, afirma, enfatizando que, na verdade, tudo se resume a estar atento a uma coisa de cada vez. “Qualquer ação sentida, ouvida ou vista por uma pessoa leva sua mente instantaneamente a mudar a se ater àquela ação. Isso leva as pessoas a perder a consciência do que estão fazendo, executando uma ação mas já pensando em outra, sem nenhuma concentração. E por isso o aprendizado não se concretiza”, finaliza. Dionicarlos pratica Kriya Yoga há mais de quatro décadas e afirma que são muitos os benefícios da prática no cotidiano. Na foto, ele em meditação no Himalaia, na Índia(Foto: Arquivo Pessoal)  Onde meditar

Self Realisation Fellowship - R.Manoel Marques, 90 - Federação.Tel: (71) 3332-3151

Arte de Viver  - Tem sedes na Pituba(Av. Paulo VI, 1984)  e Graça( R. Manoel Barreto, 135 - 3017-9463) e realiza atividades abertas e gratuitas.www.artedeviver.org.b

Casa de Yoga -  Alameda dos Eucalíptos, 56 - Caminho das Árvores,tel: 3359-0151.www.casadeyoga.com.b