Assine

Melhor da final, Griezmann foi peça-chave na campanha francesa


 

Atacante participou diretamente de metade dos gols da França na Copa do Mundo

  • Bruno Queiroz

Publicado em 15/07/2018 às 15:06:00
Atualizado em 18/04/2023 às 16:02:04
. Crédito: AFP / GABRIEL BOUYS

Apesar da maioria dos holofotes voltados para o atacante Mbappé, de 19 anos, o jogador mais eficiente da França na Copa do Mundo foi outro. Camisa 7 da seleção e do Atlético de Madrid, Antoine Griezmann participou diretamente de metade dos gols da França no torneio.

Ao lado de Mbappé, ele marcou quatro gols, dividindo a artilharia do time no Mundial com o jogador do PSG. Na final contra a Croácia, foi autor de duas assistências e, além de converter um pênalti, cobrou a falta que culminou no primeiro gol do jogo, marcado por Mandzukic, contra. Foram sete participações diretas nas 14 vezes que a França balançou as redes.

“Não sei nem onde estou, estou muito feliz. Foi um jogo muito difícil, começamos um pouco tímidos, sabíamos que era uma final de Copa do Mundo. Depois conseguimos fazer a diferença”, disse logo após de conquistar o título com os 4x2 sobre a Croácia.

Assim como aconteceu na Eurocopa de 2016, quando os franceses acabaram deixando o título escapar dentro de casa, contra Portugal, na final, Griezmann fez uma primeira fase discreta e cresceu demais a partir dos mata-matas.

Marcou nos 4x3 contra a Argentina nas oitavas, fez um gol e deu assistência nos 2x0 sobre o Uruguai, nas quartas, voltou a ser garçom diante da Bélgica batendo escanteio para o gol de Umtiti, único da partida, nas semifinais, além do gol e assistência “indireta” já citados na grande decisão.

Aos 27 anos, a Copa do Mundo foi o primeiro título de Griezmann pela seleção francesa principal. Ele já havia conquistado uma Euro com o time sub-19 em 2010.