Menina de 12 anos é a terceira criança morta com raiva humana em MG

Vítimas foram mordidas por morcego

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2022 às 14:16

. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Olinda

Uma indígena de 12 anos foi a terceira criança morta por infecção de raiva humana em Belo Horizonte (MG). A menina estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 13 de abril. Ela morreu na última sexta-feira (29), de acordo com a Secretaria da Saúde de Minas Gerais. 

Segundo a SES-MG, há ainda um quarto caso em investigação, que foi notificado no dia 21 de abril. Esses dois casos são da região de Bertópolis, interior de Minas.

A raiva humana é transmitida por mordida, lambida ou arranhão de animais infectados, como cães e morcegos. Minas não registrava morte por raiva humana desde 2012. O último caso tinha acontecido em Rio Casca, na Zona da Mata.

O primeiro caso de morte deste ano foi registrado em 4 de abril. A vítima foi um menino indígena de 12 anos, mordido por um morcego. Em seguida, a jovem, da mesma aldeia, também de 12 anos, buscou atendimento e foi internada. Eles apresentaram sintomas semelhantes, confusão mental, febre, dores pelo corpo e vômitos.

Houve ainda um terceiro caso, em que a suspeita veio após a morte. O menino tinha 5 anos e não apresentava sinais de arranhões ou mordidas. Mesmo assim, a SES-MG investigou a morte por ser um caso em localidade próxima.