Menina de 9 anos desaparecida é achada morta no Rio Grande do Sul

A pequena Eduarda sumiu na noite de ontem, quando brincava na rua de casa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2018 às 16:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

O corpo de Eduarda Herrera de Mello, 9 anos, foi achado às margens de uma rodovia estadual em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na manhã desta segunda (22). A garota estava desaparecida desde a noite de ontem, quando foi levada da frente da sua casa. 

Um motorista foi quem encontrou o corpo. Policiais isolaram o local para evitar que a família e também curiosos se aproximassem, mas a mãe da menina conseguiu entrar no matagal. Ela confirmou que o corpo era da filha. (Foto: Reprodução) "Eles não falaram nada. A gente teve que invadir o local para ver o que tinha ali, e tinha diversas balas e outras coisas que eles recolheram", disse ao G1 a mãe da criança, Kendra Herrera.A polícia diz que nenhuma hipótese sobre o crime foi descartada até o momento. "Estamos com uma testemunha realizando diligências investigativas. Tudo está sendo apurado. É muito prematuro afirmar o que pode ter acontecido", conta a delegada Andrea Magno.

A indicação de exames iniciais feitos na menina é de que a causa da morte foi afogamento. Preliminarmente, a polícia afirma que não há sinais de abuso sexual, mas a perícia vai confirmar se houve ou não este crime. 

Desaparecimento Eduarda sumiu por volta das 21h do domingo. Ela brincava na rua de casa, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Segundo a mãe, a menina costumava usar a rampa da garagem para andar de patins. A mãe acompanhava a filha, mas quando notou uma luz falhando na casa decidiu chamar um eletricista. Ela entrou em casa para acompanhar o profissional, momento que deixou Eduarda sem supervisão de um adulto. "Só entrei para mostrar as tomadas. Ela foi descer de roller a rampa na frente de casa. Foram sete minutos. Logo em seguida, o eletricista saiu e fiquei procurando ela. Pensei que estava com os cachorros. Não estava", contou a mãe ao Zero Hora.

Uma criança que também brincava na rua contou aos familiares que um homem de carro parou para conversar com as duas. Eduarda teria então entrado no veículo, um carro vermelho. Vizinhos contaram que um carro similar circulou na região durante todo o dia. Câmeras serão usadas para tentar identificar o suspeito e o veículo. "Ela é muito extrovertida, muito simpática, é uma criança que todo mundo se encanta. E a gente sempre fala, não chega perto, não conversa. A gente não sabe o que passou na cabecinha dela para ter conversado. O que ele ofereceu, o que ele falou para ela...", contou Paula Morgani, tia da menina, antes do corpo ser achado.

A mãe, quando notou o desaparecimento de Eduarda, foi até um bar próximo, onde a menina comprava balas e doces, mas não a achou. Na volta, encontrou a amiguinha da filha. "Perguntei: "sabe onde a Eduarda pode estar?" E ela: "Só sei que ela estava conversando com um cara de um carro vermelho. Ele estava convidando ela para comprar casaco", conta. Foi enão que ela chamou a polícia.

O pai de Eduarda, Robson Gomes de Mello, está preso em regime semiaberto no Instituto Penal de Charqueadas, mas conseguiu liberação para acompanhar a remoção do corpo da filha. 

Retrato falado A Polícia Civil gaúcha divulgou no final da tarde de hoje o retrato falado do suspeito de raptar Eduarda. Os investigadores pedem que qualquer informação que possa levar a polícia ao autor do crime seja repassada à Delegacia da Criança e do Adolescente (DECA) pelo número 0800 6426400.

O corpo de um homem foi achado a cerca de 500 metros do local onde Eduarda foi achada morta. Ele ainda não foi identificado e não se sabe se as duas mortes têm relação. (Foto: Divulgação)