Menos sal, mais sabor: formas deliciosas para substituir o ingrediente

Brasileiros consomem mais da metade da quantidade recomendada pela OMS

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 27 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Essa cena é bem comum nos cinemas: o cliente compra sua pipoca e, antes mesmo de prová-la, já vai pedindo aqueles sachezinhos de sal. Bota um monte em cima da comida e, só depois,  prova. O mesmo acontece com batatas fritas e vários outros alimentos por aí.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: O costume de sair adicionando o ingrediente é tão forte no nosso país que  virou um problema. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),  o consumo máximo recomendado é  de 2 gramas de sódio por pessoa ao dia - o que equivale a 5g de sal. Os brasileiros, no entanto, comem mais que o dobro desse valor: cerca de 11g! Os brasileiros amam dar aquelas famosas 'pitadinhas' de sal na comida (Foto: Shutterstock/Reprodução) Pois saiba que ficar longe do ingrediente - ou, pelo menos, diminuir a quantidade dele nas refeições - pode ser bem mais fácil do que você imagina. E, de quebra,  ainda tem a chance de ajudar na sua saúde. Qual a solução? Os temperos naturais.   

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

No Brasil, é consumido mais que o dobro da quantidade máxima de sal recomendada pela OMS (Foto: Shutterstock/Reprodução) “Existem vários que ressaltam o sabor dos alimentos sem precisar desse excesso de sal. Uma comida bem temperada não necessita muito do mineral, é só ajustá-lo. Se é que ele será  requerido, de fato”, afirma a chef Karine Poggio, do restaurante Coentro. 

“Ficamos, culturalmente, tão acostumados ao sabor do sal que paramos de sentir os sabores daqueles ingredientes”, continua Karine.  Segundo Karine, uma comida bem temperada não precisa de muito sal (Foto: Shutterstock/Reprodução) Misturinhas Para quem é viciado em sal,  o jeito mais fácil de diminuir a ingestão é juntá-lo a ervas - como o manjericão, orégano e alecrim, por exemplo. “Ponha uma colher de chá de cada, juntamente com raspas de limão, e bata tudo em um mixer”, ensina Carla Barreto, nutricionista e professora da Unifacs. 

Também dá para fazer o gersal - que nada mais é que a combinação de gergelim e sal marinho. Na união com os outros ingredientes, a quantidade do sódio será reduzida. Carla, inclusive, é  fã dessas combinações de vários ingredientes. “Eu faço  testes e vou descobrindo. Já sei que, em um caldo ou cozido, alho, cebola e gengibre ficam ótimos para substituir o sal”, garante.  Vários ingredientes podem substituir o mineral (Foto: Shutterstock/Reprodução) “A junção de pimenta, salsinha, limão e hortelã é maravilhosa para assados, e tem propriedades anti-inflamatórias, ajudando na defesa do organismo. Alías, para carnes, molhos cítricos com ervas tendem a combinar bem”, fala a especialista.

“No caso do frango, fica legal a páprica, limão e ervas como o manjericão e o orégano. Enquanto o peixe cai bem com alho, curry, coentro e limão”, comenta a chef Joyce Gusmão, que comanda o centro gastronômico Umami Gourmet.

Para a pipoca, uma boa alternativa, segundo  Joyce,   é a própria manteiga. “Outra coisa que deixa muito boa é incluir um fio de azeite”, opina. Especiarias dão um gostinho especial às comidas (Foto: Shutterstock/Reprodução) “Ainda há uma tendência atual em se utilizar temperos árabes - que, antes, ficavam só nos quibes e esfirras - em várias  comidas. Para isso, você pode juntar pimenta-do-reino, cravo, canela e noz-moscada”, lembra Carla.

Problemas do excesso Não entenda mal: o sal tem, sim, importância para nossa saúde. “Sobretudo para manutenção do equilíbrio hídrico e ácido básico no interior do organismo. Outra função importante que ele desempenha é o estímulo da ação muscular através da transmissão de impulsos nervosos”, explica a nutricionista Eveline Cerqueira.

Só que, em excesso, pode trazer várias complicações. “A mais simples é a retenção hídrica. O sódio e a água têm uma relação muito peculiar, onde ela é atraída por ele. Isso deixa as pessoas mais inchadas”, diz o nutricionista Rafael Fields.  Um problema 'simples' que o sódio em excesso pode dar é a retenção hídrica (Foto: Shutterstock/Reprodução) “Mais cronificado, o consumo do sal em excesso está relacionado à hipertensão - o sistema corporal não dá conta da quantidade de sódio. Para quem já tem um histórico genético, essa ingestão, em grandes porções, pode ser um gatilho para a pressão alta”, pontua o profissional.

Acha que acabou? “Alguns autores também mostram que o excesso de sal está relacionado a uma maior incidência de infarto agudo do miocárdio e aumento na excreção urinária de cálcio e proteína”, completa Eveline.

Industrializados Você já parou para pensar na quantidade de comidas que você desembala - em vez de descascar? Pois repare nisso. O alimento industrializado é, muitas vezes, o grande vilão no excesso de sódio na alimentação das pessoas.   Alimentos industrializados costumam a ter altos níveis de sódio (Foto: Shutterstock/Reprodução) “Eles precisam de algo que os conserve por mais tempo - e aí vem o sal. Alguns itens  chegam a ter 70% da quantidade indicada para o consumo diário”, lembra  Rafael Fields.

E não pense que o que é light e diet escapa desse problema - na realidade, costuma até a ter ainda mais do composto. “O refrigerante zero, por exemplo, não tem açúcar mas tem alto índice de sódio”, exemplifica Rafael.