Mercado do Peixe de Água de Meninos será reaberto nesta quarta-feira

O espaço foi reformado e recebeu uma câmara fria para acabar com o mau cheiro do local

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

O Mercado Popular de Água de Meninos, também conhecido como Mercado do Peixe, em Salvador, foi reformado e será reaberto na manhã desta quarta-feira (5). O espaço foi totalmente recuperado, mas a principal mudança é a construção de uma câmara fria. O equipamento será responsável por congelar o lixo produzido no mercado, o que deve acabar com o mau cheiro que o local tinha. Mercado funciona das 6h às 17h em Água de Meninos (Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO)A solenidade de entrega do novo espaço será realizada pelo prefeito ACM Neto, às 9h30. A reforma do Mercado do Peixe foi de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e o investimento da prefeitura foi de cerca de R$ 800 mil. O secretário Marcus Vinicius Passos contou que o odor foi uma das questões mais reivindicadas pela população."O mau cheiro era provocado pelo lixo, ou seja, as vísceras dos peixes que eram descartadas pelos pescadores e vendedores. A câmara será responsável por congelar esse lixo e, assim, acabar com o odor. Além disso, trocamos o piso por um de alta resistência, o que vai torná-lo menos escorregadio e evitar acidentes", contou.O mercado recebe, em média, 500 pessoas todos os dias (Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO)As partes hidráulica e elétrica do espaço também foram trocadas. Segundo o secretário, a nova iluminação de LED, além de melhorar a claridade, vai ajudar na redução da conta de energia. Foram instalados novos sanitários, pias e balcões. Os azulejos da área interna dos boxes foram substituídos para atender a uma determinação da vigilância sanitária.A prefeitura informou que algumas barreiras foram colocadas nas áreas vazadas das paredes e teto para impedir a entrada de pombos. O mercado é dividido em 75 boxes e 58 permissionários. O espaço funciona das 6h às 17h e recebe, em média, 500 pessoas todos os dias. A reforma começou em novembro de 2015 e a última reforma foi feita em 2014.

"É um espaço de geração de emprego. A pesar de o aniversário da cidade já ter passado, a reforma desse mercado é um presente para a população de Salvador", afirmou Passos.

A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) também foi responsável pela reforma do espaço. O Mercado Popular de Água de Meninos fica na Ladeira da Água Brusca, na Cidade Baixa.