Mesmo com chuvas fracas três bairros ainda estão em alerta em Salvador

Moradores da Vila Picasso, Bom Juá e Mamede foram acionados através das sirenes

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 21 de abril de 2018 às 13:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr/ CORREIO

As chuvas estão menos intensas neste sábado (21) em Salvador, mas, mesmo assim, três comunidades da cidade permanecem em estágio de 'alerta', segundo a Defesa Civil (Codesal). Moradores dos bairros de Vila Picasso, Bom Juá e Mamede tiveram que deixar as casas às pressas ontem por conta do risco de deslizamento de terra. Hoje, algumas famílias já retornaram para casa.

Segundo a Codesal, o estágio de 'alerta máximo' de sexta-feira (20) foi reduzido para estágio de 'alerta' neste sábado, com a diminuição da chuva, mas o acompanhamento permanece e as equipes estão nas três comunidades, dando apoio e suporte os moradores. Codesal vistoria bairros (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO) Os locais que mais choveram na cidade, nas últimas 72 horas, foram: Nova Brasília, 184,2mm, Campinas de Pirajá 165,8mm e Palestina com 165,4mm, e a previsão do tempo para os próximos três dias é de chuva fraca a moderada.

O órgão informou também que profissionais do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) estão monitorando outras áreas da cidade em que não há sirenes instaladas, através de pluviômetros e de contato direto com alguns moradores.

Até as 12h38 a Codesal tinha recebido 57 ocorrências. Foram dois alagamento de imóvel, 12 ameaças de desabamento de imóvel, 24 ameaças de deslizamento de terra, quatro ameaças de queda de árvore, uma árvore caída, quatro avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, um desabamento de muro, um desabamento parcial e sete deslizamentos de terra. Não há registro de feridos. Encosta em Bom Juá (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO) Atendimentos Mais cedo, a prefeitura informou que equipes da Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e de outros órgãos municipais estão fazendo atendimentos na região de São Caetano, onde fica a Vila Picasso. No total, foram cadastradas 36 famílias, o que representa 98 pessoas, sendo 55 adultos e 43 crianças e adolescentes.

A equipe técnica é formada por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. A assistência dos profissionais faz parte da chamada Operação Chuva 2018. Os desalojados, que necessitarem de acolhimento, foram abrigados, provisoriamente, na Escola Municipal Antônio Carvalho Guedes, em São Caetano. Ângela Maria também mora em uma zona de risco (Foto: Betto Jr/ CORREIO) A dona de casa Ângela Maria do Carmo, 61 anos, esteve na escola na manhã deste sábado para verificar como estavam os vizinhos. A casa dela também fica próximo de um barranco, mas a idosa disse que o imóvel não está em risco e preferiu permanecer em casa."Vim até aqui ver como meus vizinhos estão. Eu ainda não precisei sair de casa, graças a Deus, mas vim ver como eles estão para saber caso eu também precise de abrigo. Moro há 8 anos no mesmo local. Já passei por enchentes, alagamentos e mais, mas nunca precisei sair", contou.Ela entrou na escola e saiu alguns minutos depois. "O pessoal está abrigado nas salas de aula. Todos bem", disse. Já na região do Bom Juá, moradores disseram que não houve novas ocorrências e que a chuva que caiu sobre o bairro nesta madrugada foi fraca. Na sexta, moradores precisaram deixar as casa às pressas (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO) Outras áreas As equipes da Semps também estiveram em outras áreas da cidade. Na rua Ligia Maria, em Marechal Rondon, 46 famílias foram cadastradas devido a situação de alagamento de imóveis. A prefeitura informou também que disponibilizou colchões, lençóis, alimentação e itens de higiene para as famílias abrigadas nas escolas. 

Em Bom Juá, onde a sirene de alerta tocou indicando risco de deslizamento, quatro famílias foram cadastradas, receberam orientações, mas não precisaram de acolhimento. Chuvas castigaram Salvador (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO) A Semps informou que os profissionais estão de plantão, para realizarem os atendimentos e serviços socioassistenciais para a população atingidas pelas chuvas em Salvador.

Na manhã deste sábado, representantes da Codesal e dos órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) se reuniram para avaliar as ações tomadas e alinhar os próximos passos de ação. A Codesal permanece de plantão através da central 199. Atendentes, engenheiros, motoristas, meteorologistas e assistentes sociais também permanecem de prontidão.