Mesmo com turismo em alta, aeroporto de Salvador sofre queda de 4% em 2019

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de março de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Apesar da alta no fluxo turístico registrada em Salvador na alta temporada de 2019, o aeroporto da capital segue em direção oposta, com queda de aproximadamente 4% na movimentação de passageiros em janeiro e fevereiro. De acordo com levantamento feito pela Satélite na base de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o terminal baiano somou 1.432.293 embarques e desembarques nos dois primeiros meses do ano, ante 1.490.284 contabilizados no mesmo período do ano passado. Em números absolutos, foram 57.991 passageiros a menos, sendo 40.836 em janeiro e 17.155 em fevereiro. 

Ave manca A crise financeira da Avianca é considerada por executivos do setor aéreo como uma das prováveis causas da retração. Isso porque a companhia responde por mais de um quarto dos voos que chegam e saem de Salvador, mas reduziu as operações. No entanto, os investimentos na infraestrutura do aeroporto e as negociações por novas linhas, tocados pelo Grupo Vinci, podem ajudar a reverter a curva.  

Ponto de ultrapassagem Caso a tendência de queda se mantenha, Salvador corre risco de perder para Fortaleza o segundo lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados do Nordeste. No acumulado do ano, o terminal cearense teve crescimento de  24% no fluxo de passageiros, antes os dois primeiros meses de 2018. Grande parte do bom desempenho se deve à implantação, em maio do ano passado, do hub internacional da Air France/KLM, operado em parceria com a Gol, após o governo do Ceará vencer o da Bahia na disputa pelo negócio. Em 2017, Salvador perdeu o primeiro lugar para Recife, depois de anos de liderança folgada.

Aperto sertanejo O deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP) pediu ontem a convocação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para que ele esclareça o plano de reduzir o atendimento no Hospital Nair Alves, situado em Paulo Afonso e gerido pela Chesf. “Fomos pegos de surpresa quando o diretor financeiro da Chesf, Adriano Soares, falando pelo governo, disse que vão diminuir as atividades e que podem até fechar o hospital. Nasci lá e quero saber se o ministro concorda”, afirmou Mário Júnior, autor do requerimento de convocação feito à Comissão de Minas e Energia da Câmara.

Tropa elevada Depois de arranjar encrenca com aliadas na Bahia, o senador Angelo Coronel (PSD) atraiu a ira da bancada feminina na Casa. Em discurso ontem, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Simone Tebet (MDB-MS), atacou duramente o projeto de Coronel que extingue a cota de 30% para candidaturas de mulheres. “Os casos excepcionais de (candidatas) laranjas têm que ser punidos com o rigor da lei, não são desculpa para retrocesso”, disparou.

Olho no drible O levante contra Angelo Coronel ganhou ainda a adesão das senadoras Rose de Freitas (Podemos-ES), Eliziane Gama (PPS-MA) e Zenaide Maia (Pros-RN). Para elas, Coronel agora quer desobrigar os partidos de atingirem a cota, apenas para driblar a lei.Peço humildemente sinceras desculpas se me fiz ser mal interpretada e se, de modo involuntário, ofendi a memória de Makota Valdina Marcelle Moraes, vereadora de Salvador, ao se retratar por ter pedido um minuto de silêncio pela morte de um hipopótamo no zoológico da capital,  durante a homenagem da Câmara à líder do movimento negro, que faleceu anteontem. Na ocasião, quando foi criticada, ela chamou erroneamente o animal de rinoceronte