Messi ganhou de Van Dijk na Bola de Ouro por 0,3% de vantagem

esportes
03.12.2019, 15:23:00
Atualizado: 03.12.2019, 15:23:20
(Foto: Franck Fife/AFP)

Messi ganhou de Van Dijk na Bola de Ouro por 0,3% de vantagem

Argentino foi campeão com a menor diferença desde 1996

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Hexacampeão da Bola de Ouro, Lionel Messi venceu a votação mais apertada desde 1996. Na segunda-feira (2), o argentino ganhou seu novo troféu ao receber 686 pontos. O vice, Virgil Van Dijk, teve 679 pontos. Isso corresponde a 24,4% dos votos para o astro do Barcelona, contra 24,1% para o zagueiro do Liverpool. Ou seja, a diferença foi de 0,3% - a menor dos últimos 23 anos.

Em 1996, Matthias Sammer, na época do Borussia Dortmund, superou o brasileiro Ronaldo Fenômeno (que atuava pelo PSV e Barcelona naquele ano) por apenas um voto de diferença.

Organizadora da Bola de Ouro, a France Football detalhou como foi a votação para o prêmio - e chamou a atenção que Van Dijk foi eleito mais vezes como primeiro colocado que Messi - 69 votos a 61 para o argentino. Só que, por conta do sistema de premiação, o astro do Barcelona ganhou.

Funciona assim: 6 pontos vão para o líder da lista, 4 para o segundo, 3 para o terceiro, 2 para o quarto e 1 para o quinto. No fim, foi Messi quem somou mais. 

Único jornalista do Brasil na votação, o narrador Cléber Machado escolheu Messi, Mané (Liverpool), Van Dijk, Cristiano Ronaldo (Juventus) e De Jong (Ajax/Barcelona).

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas