Messi ganhou de Van Dijk na Bola de Ouro por 0,3% de vantagem

Argentino foi campeão com a menor diferença desde 1996

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2019 às 15:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Franck Fife/AFP

Hexacampeão da Bola de Ouro, Lionel Messi venceu a votação mais apertada desde 1996. Na segunda-feira (2), o argentino ganhou seu novo troféu ao receber 686 pontos. O vice, Virgil Van Dijk, teve 679 pontos. Isso corresponde a 24,4% dos votos para o astro do Barcelona, contra 24,1% para o zagueiro do Liverpool. Ou seja, a diferença foi de 0,3% - a menor dos últimos 23 anos.

Em 1996, Matthias Sammer, na época do Borussia Dortmund, superou o brasileiro Ronaldo Fenômeno (que atuava pelo PSV e Barcelona naquele ano) por apenas um voto de diferença.

Organizadora da Bola de Ouro, a France Football detalhou como foi a votação para o prêmio - e chamou a atenção que Van Dijk foi eleito mais vezes como primeiro colocado que Messi - 69 votos a 61 para o argentino. Só que, por conta do sistema de premiação, o astro do Barcelona ganhou.

Funciona assim: 6 pontos vão para o líder da lista, 4 para o segundo, 3 para o terceiro, 2 para o quarto e 1 para o quinto. No fim, foi Messi quem somou mais. 

Único jornalista do Brasil na votação, o narrador Cléber Machado escolheu Messi, Mané (Liverpool), Van Dijk, Cristiano Ronaldo (Juventus) e De Jong (Ajax/Barcelona).