Messi pede que autoridades sigam procurando avião de Sala

Craque argentino ainda desejou força e apoio à família a aos amigos do compatriota

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2019 às 18:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Josep Lago/AFP

O craque argentino Lionel Messi, do Barcelona, fez um pedido às autoridades britânicas para não desistirem de procurar pelo atacante e seu compatriota Emiliano Sala, cujo avião em que estava sumiu ao sobrevoar na última segunda-feira (21) o Canal da Mancha, entre o sul da Grã-Bretanha e o norte da França.

"Enquanto for possível e exista esperança, peço por favor que não desistam de procurar o Emiliano. Toda a minha força e apoio para a sua família e amigos", escreveu Messi nas redes sociais nesta sexta-feira (25) sobre o jogador que foi vendido pelo Nantes para o Cardiff City, do País de Gales, que joga o Campeonato Inglês.

A polícia de Guernsey, no Reino Unido, finalizou as buscas na última quinta-feira (24). Além de Sala estava no avião o piloto Dave Ibbotson. Em um comunicado também nas redes sociais, o capitão David Barker disse que "as chances de sobrevivência são muito remotas".

Messi se uniu à família de Sala, que, ainda esperançosa de encontrar o atleta com vida, pede que as buscas sejam retomadas pelas autoridades britânicas. "A única coisa que peço é que sigam buscando. Não pode ser que desapareça assim", disse Horácio Sala, pai do jogador, que está em Progreso, uma pequena cidade ao norte da Argentina, em declarações à TV argentina TyC, na quinta-feira.

Em Cardiff, a irmã do jogador fez o mesmo apelo. "Sei, em meu coração, que Emiliano está vivo. Por favor, por favor, não cessem a busca. Entendemos o esforço, mas por favor não parem", afirmou Romina Sala.

"Vergonha" e "asqueroso" foram alguns dos termos usados pelo técnico bósnio Vahid Halilhodzic, do Nantes, após o anúncio das autoridades britânicas, um dia antes, de abandonar as buscas do avião que conduzia Sala. 

Em entrevista coletiva, o ex-técnico e jogador do Paris Saint-Germain afirmou que a decisão das autoridades não se sustenta, pois as águas no Canal da Mancha, entre o norte da França e o sul da Grã Bretanha, onde possivelmente ocorreu o acidente, "não são profundas".

"É asqueroso deixar a situação assim, não podemos permitir isso", disse Halilhodzic, que chorou na última quinta-feira (24) ao falar de seu jogador desaparecido. Com fama de durão, o técnico se emocionou também ao ouvir o pedido da irmã do atleta para que as buscas não fossem interrompidas. "Conversamos muito um dia antes do seu desaparecimento e ele me agradeceu muito. Nunca escutei nada de ruim sobre ele. Era uma grande pessoa", disse o treinador.

A aeronave com Sala desapareceu na última segunda-feira (21) sobre o Canal da Mancha. O avião Piper PA-46 sumiu do radar a 20 quilômetros da ilha Guernsey, após decolar de Nantes para Cardiff, onde Sala iria integrar o elenco da equipe na disputa do Campeonato Inglês. Sala foi contratado em uma negociação de US$ 19 milhões (cerca de R$ 72,2 milhões).

Na última terça-feira (22), autoridades responsáveis pelas operações de busca disseram que não esperavam encontrar sobreviventes. Na quarta (23), a imprensa argentina divulgou um áudio enviado por Sala a um grupo de amigos nas redes sociais.

Em sua carreira, Sala praticamente só atuou no futebol francês. Ele deixou a Argentina ainda na juventude para reforçar a base do Bordeaux. Após ser promovido ao time principal do clube, passou a ser emprestado para times menores, até se transferir para o Nantes, em 2015.