Mestre: amigos, colegas e autoridades lamentam perda de Sergio Costa

salvador
07.03.2016, 06:00:00
Atualizado: 07.03.2016, 08:18:44

Mestre: amigos, colegas e autoridades lamentam perda de Sergio Costa

Diretor-executivo do CORREIO morreu na noite deste domingo em casa

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Sérgio Costa estava em Salvador desde 2009
(Foto: Arquivo CORREIO)

O jornalismo perdeu um de seus grandes mestres na noite deste domingo (6) em Salvador. Morreu o diretor-executivo do Jornal CORREIO Sergio Queiroz Costa, 55 anos. Ele foi vítima de um infarto em sua casa, em Salvador. Natural do Rio de Janeiro, Sergio veio para a Bahia em maio de 2009 para assumir a redação do CORREIO. Ele deixa mulher e três filhos.

Sérgio passou mal por volta das 18h40, em casa e foi socorrido por sua esposa, Rachel Vita. Médicos deram os primeiros socorros e uma ambulância do Samu chegou a ser acionada, mas o jornalista já estava sem os sinais vitais. O velório está marcado para acontecer nesta segunda-feira (7), das 7h às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, na Capela G.

Em setembro do ano passado ele passou para a diretoria-executiva do jornal, substituindo Luiz Alberto Albuquerque. Durante sua gestão no CORREIO, a equipe conquistou prêmios como Embratel, SND, INMA, Tim Lopes e foi seis vezes finalista do Esso. Sergio se formou em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez MBA pela Fundação Dom Cabral. Na vida profissional, ele passou por grandes jornais como Folha de S. Paulo, O Dia, ambos no Rio de Janeiro, e atuou nas revistas Manchetes e Ele e Ela, da Bloch Editores.

Amigos, colegas e autoridades lamentaram a morte de Sergio. O presidente da Rede Bahia, ACM Junior, ressaltou a competência e o profissionalismo do jornalista. “Perdemos um grande amigo, um grande profissional e uma grande pessoa humana. Competente executivo e jornalista de primeira linha, tinha o respeito e admiração de todos que conviviam com ele. Pessoas como Sérgio Costa sempre permanecerão nas nossas mentes e nos nossos corações. Que Deus conforte sua família e o acolha na sua infinita misericórdia”, disse.

Acionista e Diretora do CORREIO, Renata Correia lembrou que o diretor-executivo foi uma das principais peças para colocar o jornal como líder no mercado. “A imprensa baiana perdeu um grande jornalista, um profissional admirável, ético que colocou o Correio na liderança do mercado. Sérgio conquistou o respeito de todos e por tudo isto merece todas as homenagens”, ressaltou.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, lembrou o perfil nato de liderança que o diretor-executivo tinha. “Foi um grande profissional e amigo, que veio para a Bahia e construiu um novo conceito de jornal que hoje é referência em todo o país. Além de sua competência e talento, Sergio Costa era, antes de tudo, uma pessoa que agregava, que fazia amigos. Muitos que o conheceram de forma profissional logo tornaram-se seus amigos. Um profissional equilibrado que sabia formar e cuidar de quem estava sob o seu comando”, afirmou.

Sergio Costa em entrevista com o prefeito ACM Neto (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Da China, o governador Rui Costa utilizou o seu Facebook para se manifestar. “Surpreso, recebi a triste notícia do falecimento do jornalista Sérgio Costa, que adotou a nossa Bahia para exercer a sua profissão. A nossa imprensa perde um profissional que soube valorizar o seu trabalho e os colegas. Neste momento de dor, rezo e peço a Deus que conforte seus amigos e familiares”, escreveu.

O diretor-executivo da Icontent e rádios, Paulo Sobral, acrescentou que Sergio estará para sempre nas páginas do CORREIO. “Meu amigo Sérgio estará marcado na história do jornalismo baiano pela revolução editorial que fez no CORREIO. Sua marca sempre estará nas linhas do jornal”, disse.

O diretor-executivo da Rede Bahia e presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), João Gomes, ressaltou que Sergio era referência. “A Rede Bahia perdeu um profissional exemplar. A imprensa baiana perdeu uma referência de bom jornalismo”.

Juan Torres: Sérgio Costa, tudo era simples e mais fácil com ele

O gerente de Mercado Leitor e Logística do CORREIO, Welter Arduini, lamentou a perda do amigo  e do profissional. “O mundo perde uma dessas figuras marcantes. Era um cara positivo, de juntar pessoas”, falou, emocionado. Eles trabalharam juntos pela primeira vez no Jornal O Dia, no Rio de Janeiro. “Desde a primeira experiência de trabalharmos juntos em 1997, no Jornal O Dia, aprendi a admirar e a ser um profissional muito melhor com ele”, completou.

Também amigo de Sergio, o diretor de jornalismo da TV Bahia, Roberto Appel, destacou que ele soube compreender a melhor maneira de fazer jornalismo para a Bahia. “Um grande amigo, aprendi muitas coisas nas conversas com ele. Ele soube em pouco tempo entender e aplicar aquilo que o povo baiano queria ver em um jornal”.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP-Bahia), Moacir Maciel, também lamentou: “uma grande perda para o Jornalismo e para o mercado”. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais