Metrô de Salvador vai funcionar durante a paralisação de sexta (28)

A CCR Metrô Bahia e o sindicato da categoria garantiram o funcionamento do serviço

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2017 às 17:45

- Atualizado há um ano

A paralisação que acontecerá na sexta-feira (28) não vai afetar o serviço do metrô. A CCR Metrô Bahia informou que o transporte vai funcionar normalmente, das 5h à meia-noite, em todas as estações. A manifestação é contra a reforma da Previdência, a reforma trabalhista e a terceirização irrestrita proposta pelo governo de Michel Temer (PMDB).O serviço vai funcionar das 5h às 24h (Foto: Divulgação)O coordenador-geral do Sindiferro, Paulino Moura, também garantiu o funcionamento do serviço. "No caso dos trabalhadores do metrô, estamos em campanha salarial e, por isso, não podemos aderir à paralisação. Mas o restante da categoria vai parar. Os trens do subúrbio, por exemplo, não vão circular", afirmou. A CCR informou também que as estações de transbordo administradas pela concessionária - Pirajá, Retiro, Acesso Norte e Mussurunga - devem funcionar apenas se os ônibus circularem. Nesta quarta-feira (26), o Sindicato dos Rodoviários informou que 100% da categoria estará paralisada na sexta.Outras categorias também anunciaram paralisação para a próxima sexta-feira. Confira algumas delas abaixo:

MédicosSegundo o Presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), Francisco Magalhães, serviços como atendimentos de urgência e emergência de hospitais públicos e particulares continuarão sendo ofertados para a população. Apenas atendimentos considerados eletivos, como consultas marcadas serão suspensas.Escolas particularesEm Salvador, cerca de 70 escolas da rede privada de ensino vão suspender as aulas. Em todo o estado, 120 instituições de ensino devem fechar as portas, segundo Cristina Souto, diretora do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro-BA).

Escolas públicasO sindicato da APLB anunciou que os profissionais da rede municipal e estadual vão aderir a greve. Já a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) está orientando os gestores escolares a abrirem as portas das unidades para a comunidade escolar. A pasta informou que, caso as aulas sejam suspensas, os Núcleos Territoriais de Educação se reunirão com os gestores que tiveram as atividades prejudicadas para definir o calendário de reposição das aulas.BancáriosOs bancários também paralisam as atividades. Todas as agências bancárias da capital e do interior do estado não vão funcionar. A decisão da categoria é nacional. TrensO serviço da Companhia de Transporte da Bahia (CTB), que opera os trens entre a Calçada e o subúrbio de Salvador, também vai estar suspenso. A decisão foi tomada pelo Sindicato dos Ferroviários e Metroviários da Bahia e Sergipe.

Confira outras categorias:Policiais Civis (apenas agentes que estão de folga vão participar das manifestações)Professores da rede pública de ensinoTrabalhadores em saúde da rede públicaRodoviários de Salvador e Região MetropolitanaComerciários de Salvador, Irecê, Itabuna e IlhéusBancários de todas as bases sindicais da BahiaMetalúrgicosServidores do Judiciário estadual e federalTrabalhadores da construção civilTécnicos administrativos das universidades federaisPetroleirosServidores públicos estaduais