MG: sobe para 5 número de mortes que podem estar ligadas a consumo de cerveja

João Roberto Sales, de 75 anos, estava internado em hospital de Belo Horizonte

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2020 às 09:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Globocorp

Morreu nesta segunda-feira (3) mais uma pessoa que estava internada por suspeita de intoxicação por dietilenoglicol ligado ao consumo da cerveja Belorizontina, em Minas Gerais. Agora, são cinco casos suspeitos - um deles já foi teve a morte confirmada por ingestão da substância. As informações são do G1 MG.

João Roberto Sales, 75 anos, estava internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, e morreu na madrugada. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Os casos suspeitos são acompanhados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). 

O dietilenoglicol foi encontrado em amostras da cerveja Belorizontina, da Backer. A substância tóxica é usada em resfriamento de serpentinas e não deve ser consumida pelas pessoas.

O caso confirmado de morte por ingestão da substância foi o de Paschoal Dermatini Filho, de 55 anos. Ele morreu no dia 7 de janeiro, no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora. 

Outro caso registrado foi na cidade de Pompéu. Uma mulher de 60 anos morreu no dia 28 de dezembro por insuficiência renal. Familiares contaram que a idosa esteve em Belo Horizonte de 15 a 21 do último mês e consumiu a cerveja citada.

Ainda não há prazo para conclusão dos laudos referentes aos casos suspeitos. A substância tóxica foi achada nos exames de sangue dos pacientes. 

A Backer nega que faça uso do dietilenoglicol na fabricação da cerveja. Apesar disso, a substância foi achada em um tanque de fermentação e na água que a cervejaria usava. O caso é investigado pela Polícia Civil de Minas. Paschoal morreu em hospital de Juiz de Fora (Foto: Reprodução) Veja lista das mortes investigadas

Paschoal Dermatini Filho, de 55 anos. Estava internado em Juiz de Fora e morreu em 7 de janeiro. A morte por síndrome nefroneural causada por dietilenoglicol foi confirmada;Antônio Márcio Quintão de Freitas, de 76 anos. Morreu no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, por suspeita de síndrome nefroneural;

Homem de 89 anos. Sem identidade revelada. Morte confirmada pela SES nesta quinta-feira (16) por suspeita de síndrome nefroneural;

Mulher de 60 anos. Sem identidade revelada. A morte havia sido notificada pela Secretaria Municipal de Saúde de Pompéu, mas só foi confirmada pela SES nesta quinta-feira (16) por suspeita de síndrome nefroneural;João Roberto Sales, de 75 anos. Estava internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, e morreu na madrugada desta segunda-feira (3).