Milhares de fiéis seguem caminhada penitencial pela Cidade Baixa até o Bonfim

Procissão modifica fluxo de trânsito neste domingo (4)

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Santana
  • Fernanda Santana

Publicado em 4 de março de 2018 às 09:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fernanda Lima/CORREIO
. por Fernanda Lima/CORREIO

A cidade ainda dormia um sono tranquilo e fileiras de católicos já se organizavam em frente à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. Vestidos de branco, Jesus no peito, pés descalços: era início da Caminhada Penitencial. Neste domingo (4), o terceiro domingo da Quaresma, fiéis despertaram cedo para relembrar e perpetuar a memória de Jesus Cristo faminto no deserto. E os jovens, ditos afastados da igreja, vieram de todas as partes.

[[galeria]]

Com os pés despidos e o rosto cansado por uma noite não dormida, Ubaldino Bonfim esperava, terços às mãos, o início da procissão. Ao lado do amigo Bruno Luan, se preparava para carregar uma cruz de madeira de dez quilos até a Igreja do Bonfim. A tradição se repete há seis anos. E as feridas nos pés, sem proteção sobre o asfalto escaldante? "Foram deixando de aparecer com o tempo. Mas vale a pena para relembrar Cristo e sofrer pelo menos uma parte do que Ele sofreu", responde.

O desafio de Ubaldino e Bruno era duplo: carregar a Cruz enquanto atravessavam a multidão que lotou, de rua a rua, a Cidade Baixa. Três das mais empolgadas eram Gabriela, Maria Fernanda e Letícia Silvani. De Cajazeiras, as adolescentes de, no máximo 17 anos, comentaram a presença de jovens como elas. "A gente tem se esforçado para trazer o jovem, mostrar que a renovação pode ser boa, que a própria igreja precisa da gente. Somos a nova geração", diz.

No início da caminhada, seguida também por cinco trios elétricos regidos por padres, estava um dos responsáveis pela aproximação da juventude observada em muitos rostos. Veio da França para os Alagados, um sinal de renovação para a Igreja Católica e suas celebrações: o padre Xavier. Tranquilo, conversava abraçado com fiéis ansiosos por bênçãos e era interrompido a todo tempo por crianças. 

"Muitos jovens precisam desse suporte de Jesus. Eles necessitam disso", acredita o pároco. Há quatro anos, Xavier organiza encontros semanais para crianças e adolescentes, independentemente das vida que levam, encontrarem "a fé". As reuniões na Igreja dos Mares, onde também acontecem celebrações para o dia de penitências, são semanais.

Mas, as penitências, em geral, foram mais um momento de agradecer e ajudar o próximo que motivo de sofrimento. Jovens e antigos fiéis, ao longo dos oito quilômetros de percurso, puderam doar alimentos não perecíveis destinadas a instituições como as Obras Sociais Irmã Dulce e o Hospital Martagão Gesteira.

O fim da caminhada, em meio a doações, pedidos e agradecimentos, veio com emoção. E aperto. Em frente à Basílica do Senhor do Bonfim, Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, e o reitor da Igreja, Edson Menezes da Silva, rezaram para milhares de fiéis amontoados para receber a benção final. 

Os mais experientes no percurso, como Adailton Fonseca, 53, compreendem o porquê de, após o esforço da caminhada, os católicos se apertem apenas para ficar próximos da imagem de Jesus e ser molhados pela água benta. Um aneurisma e um traumatismo craniano depois, as bênçãos ganharam um novo significado. “É muita fé. Até parte da visão eu já perdi, mas fui curado com muita fé. Esse é o momento de se renovar”. Mãos em louvor e lágrimas no rosto, os devotos confirmavam, ao som da Oração de São Francisco: “Onde houver trevas, que eu leve a luz”.

Trânsito A Caminhada Penitencial provoca alterações no trânsito da Cidade Baixa e no Subúrbio. Estacionamento e circulação de veículos ficam proibidos na Rua da Conceição da Praia, das 05h às 08h30. Já na Ladeira do Bonfim e Praça Senhor do Bonfim, o estacionamento e a circulação de veículos também estarão proibidos, mas das 08h30 às 12h.

Haverá interdição progressiva do tráfego de veículos, a partir das 6h30, na Av. Afrânio Peixoto/Suburbana (Lobato - saída da Paróquia Nossa Senhora das Dores), Rua Luiz Maria, Praça Teive e Argolo, Rua do Imperador, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Av. Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim, Largo do Bonfim.

A partir das 8h30, no momento da saída da procissão, haverá interdição progressiva do tráfego de veículos nas seguintes vias: Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Av. Jequitaia, Largo da Calçada, Rua Fernandes Vieira, Rua José Martins Tourinho, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Av. Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim e Largo do Bonfim.