Minidocumentário Fui Pra Rua e Volto Já mostra a festa do Dois de Julho

Filme dirigido pelo jornalista Lucas Franco será exibido nesta quarta (6) no Largo da Mariquita

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2017 às 09:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

Será exibido nesta quarta-feira (6), às 20h, no Largo da Mariquita, o minidocumentário Fui Pra Rua e Volto Já, que trata da independência do Brasil na Bahia. A exibição marca o lançamento do filme dirigido pelo jornalista Lucas Franco, que também financiou a produção.

“Exibir um filme sobre o 2 de Julho, Independência do Brasil na Bahia, em plena véspera de feriado da data oficial da independência do país, não é coincidência”, afirma Lucas, que planeja fazer novos minidocumentários sobre outras datas e fatos históricos.

O minidocumentário aborda a data histórica mostrando o tradicional cortejo de 2 de Julho, que vai da Lapinha ao Campo Grande, e a relação dos baianos com com o evento.

O filme mostra a insatisfação de alguns participantes do cortejo que reclamam sobre a festa ter perdido sua verdadeira identidade. A produtora do filme,  Loiá Fernandes, acredita que esse assunto deve ser analisado com um olhar mais cuidadoso: "É uma festa que mantém um espaço de manifesto, espaço de expressão política, social e racial".

“O ‘Fui Pra Rua e Volto Já’, na verdade, é um programa transmídia que também contará com produções de podcasts e artigos em blog. Até o momento, tenho financiado todo o trabalho, mas com o sucesso do filme sobre o 2 de Julho, quero viabilizar o financiamento para novos trabalhos”, diz Lucas Franco.

O documentário também será exibido na hamburgueria The Reef Lounge Burger, em Jaguaribe, no dia 7, às 20h. Logo depois, o filme será disponibilizado na página do Facebook do Fui Pra Rua e Volto Já em três episódios. O primeiro vai ao ar no dia 8. O segundo e o terceiro serão disponibilizados nos dias 15 e 22.