Ministério da Saúde anuncia programa de estímulo a crianças com microcefalia

A medida visa maximizar o “potencial de cada criança”, buscando desenvolver aspectos como maturação neurológica e crescimento

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 16:58

- Atualizado há um ano

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (14) que as crianças nascidas com confirmação de microcefalia passarão por um programa de estímulo de desenvolvimento. O acompanhamento deverá ser feito desde o nascimento até os 3 anos de idade. O Programa de Estimulação Precoce foi definido por protocolo do ministério que prevê a identificação precoce, desde o pré-natal, e os cuidados especializados da gestante e do bebê.

O programa visa a maximizar o “potencial de cada criança”, buscando desenvolver aspectos como crescimento físico e maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva, que poderão ser prejudicados pela malformação.

Ainda segundo o ministério, o acompanhamento será feito por profissionais de saúde da rede pública. Em caso de necessidade, a pasta não descarta aumentar o repasse para as unidades responsáveis pelos atendimentos.(Foto: Reprodução)“O grau de sucesso vai depender da gravidade da malformação causada pelo zika”, disse Alberto Beltrame, secretário de Atenção à Saúde. Ele disse ainda que todas as crianças, independente do dano causado pela microcefalia, passarão pelo programa.

[[saiba_mais]]

Call center

Nesta segunda-feira (14), a prefeitura de Salvador iniciou as atividades do call center que irá tirar dúvidas de gestantes, com foco nos casos de microcefalia. As gestantes que apresentarem algum sintoma ou que quiserem saber mais sobre as doenças poderão ligar para o número (71) 3202-1297, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A equipe de atendentes será composta por profissionais de saúde da própria rede municipal e incluirá médicos, enfermeiros, agentes comunitários e assistentes sociais. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da rede, Luciana Peixoto, serão oito profissionais envolvidos no atendimento do call center, trabalhando de forma escalonada. Ela afirmou que os profissionais selecionados têm experiência no atendimento a gestantes.