Ministério da Saúde esclarece boatos sobre zika vírus e microcefalia; veja vídeo

saúde
17.12.2015, 15:14:00
Atualizado: 17.12.2015, 15:54:02

Ministério da Saúde esclarece boatos sobre zika vírus e microcefalia; veja vídeo

Em comunicado, pasta explica também porque mudou critérios para identificar os casos de microcefalia

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O Ministério da Saúde, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população, vem intensificando a veiculação de informação a respeito do zika vírus e da microcefalia. Segundo a pasta, por se tratar de uma doença nova e com pouco conhecimento científico, muitos boatos têm circulado sobre o vírus.

Em comunicado, o ministério confirmou a relação entre as patologias. A nota afirma que o aumento do número de casos de microcefalia está de fato relacionado ao zika vírus. A pasta também confirmou que a síndrome de Guillain-Barré também está associada ao zika. "Vários vírus, assim como o zika, podem provocar a síndrome de Guillain-Barré, que é uma doença rara", diz o comunicado.

O informativo diz ainda que a síndrome pode apresentar diferentes graus de agressividade, provocando leve fraqueza muscular em alguns pacientes ou casos de paralisia dos membros; e que o seu principal risco é o acometimento dos  músculos respiratórios, podendo levar o paciente a morte.

(Foto: Reprodução)

Em relação aos mitos, o Ministério da Saúde negou que haja relação entre a microcefalia e o uso de vacinas. Segundo o ministério, todas as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) são seguras. "Uma das ferramentas essenciais para o sucesso dos programas de imunização é a avaliação da qualidade dos imunobiológicos", garante.

O ministério também negou que tenha mudado os parâmetros de avaliação para identificar a microcefalia para camuflar dados. Segundo a pasta, a mudança para o parâmetro do perímetro cefálico igual ou menor de 32 centímetros segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é apoiada pela Sociedade Brasileira de Genética Médica.

A pasta disse ter adotado inicialmente a medida de 33 cm para compreender melhor a situação do aumento de casos de microcefalia. "A partir da primeira triagem desses casos suspeitos, muitos dos diagnósticos realizados precocemente e preventivamente já foram descartados. A nova medida visa a evitar que bebês sem a malformação sejam submetidos a uma série de exames desnecessários", diz o comunicado.

Veja vídeo:

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais