Ministério do Turismo intima Wagner a prestar contas de convênio de 2007

por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Ministério do Turismo convocou o senador e ex-governador Jaques Wagner (PT) para regularizar pendências relacionadas à prestação de contas de um convênio firmado em 2007 com o governo do estado, à época comandado pelo petista. Doze anos depois, a pasta cobra a entrega da documentação pendente para comprovar a regularização do projeto. A intimação  se deu por meio de edital publicado no Diário Oficial da União pois Wagner não foi localizado pelos Correios para receber a notificação. O motivo foi que ele se mudou, segundo a divulgação do ministério, que deu de 15 dias para o ex-governador responder. Wagner solicitou a prorrogação prazo para entrega da documentação, e o pedido aceito pela pasta. Com repasse federal de R$ 1 milhão, o contrato teve por objetivo a implementação do projeto Operação Verão, voltado para qualificação de policiais, taxistas, profissionais e empresários relacionados aos serviços turísticos, além de pesquisa de diagnóstico com foco no turismo de aventura. O ação foi realizada em dez municípios, entre eles Salvador e Cairu. 

Planserv na mira Alvo de queixas de servidores públicos e entidades médicas, o Planserv entrou na mira do Ministério Público estadual (MP), que abriu um inquérito para apurar possíveis irregularidades com o serviço. O órgão apura uma suposta redução da rede credenciada do plano, incluindo estabelecimentos de saúde e profissionais, além de descumprimento de vínculo jurídicos com médicos. Recentemente, anestesiologistas suspenderam o atendimento pelo Planserv. Segundo o MP, outro inquérito aberto mostrou que que a diminuição de repasses pelo governo do estado tem provocado “uma abusiva redução nas cotas destinadas ao atendimento dos usuários”. 

Articulação A disputa pelo comando do PT baiano vai se desenhando entre Martiniano Costa, atual vice-presidente da legenda, e Eden Valadares, apoiado pelo  senador Jaques Wagner. Nome da situação, Martiniano é o nome defendido pelo presidente, Everaldo Anunciação, e pelo deputado federal Josias Gomes, um dos principais articuladores da sigla. O grupo de Eden e  Wagner, contudo, aposta no crescimento sentimento de renovação do PT, inclusive nacionalmente, para levar a disputa, que ainda não tem data marcada. 

Grana curta A adoção do regime de turnão (das 13 às 19h) na Assembleia Legislativa  (Alba) tem provocado questionamentos. Nos corredores do Legislativo,  deputados acreditam que o real motivo da redução do funcionamento da  Casa não é por causa do restaurante – que vai fechar a partir de amanhã –,  mas a situação financeira da Alba. Parlamentares dizem que, com as dívidas, a mesa diretora liderada por Nelson Leal (PP) tomou a medida para cortar custos. 

Segue líder Após muita turbulência, a bacada do PHS na Câmara de Salvador tenta  encontrar a paz com a recondução do vereador Teo Senna à liderança da  legenda na Casa. O desafio é evitar um racha interno e garantir a manutenção da bancada – são quatro vereadores."Na minha visão, criminalizar a 'homofobia', sem regulamentação legislativa, é perigoso demais para o nosso país e pode ferir diretamente a liberdade religiosa e de expressão, usando uma base absolutamente subjetiva e específica ", Dayane Pimentel , deputada federal do PSL, ao se dizer contra a politização do Judiciário citando o caso do julgamento da criminalização da homofobia no Supremo Tribunal Federal"Temos algumas dificuldades. Não temos ainda diálogo com o governo. Dez em dez parlamentares sabem a necessidade da reforma da Previdência, só que é igual escalar a seleção brasileira: cada um tem a sua na cabeça", Elmar Nascimento, deputado pelo DEM da Bahia e líder do partido na Câmara, ao usar uma metáfora futebolística para falar das dificuldades da articulação política do governo Jair Bolsonaro e do seum impacto sobre a votação da proposta