Assine

Ministério Público da Bahia lança campanha contra racismo; assista


 

Objetivo é alertar a população sobre a importância de somar esforços para combater o racismo

  • Da Redação

Publicado em 17/11/2017 às 10:11:00
Atualizado em 17/04/2023 às 18:49:05
. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

O Ministério Público Estadual lançou, na manhã desta sexta-feira (17) , na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia, a campanha ‘Todos contra o racismo’ que traz ativistas do Movimento Negro e personalidades artísticas que atuam no enfrentamento a este tipo de prática.

Com o mote 'Racismo. Como você enfrenta?", a campanha tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de somar esforços para combater o racismo, além de convocar os expectadores para contarem de que forma cada um combate o preconceito.

No site Todos Contra o Racismo, é possível conferir os depoimentos de ativistas sociais e grandes nomes do movimento negro. Em vídeos, cada um conta como enfrenta o racismo.

Entre os participantes, estão a jornalista e digital influencer Tia Má; a cientista social e militante do Movimento de Mulheres Negras Trícia Calmon; o presidente do Ilê Ayê, Vovô do Ilê; a comandante da Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago; o militante do movimento negro Vitor Marques; o ativista LGBT e homem trans João Hugo e a ativista e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano Zelinda Barros. De acordo com a assessoria do órgão, nenhum dos participantes cobrou cachê para participar da publicidade. 

Qualquer pessoa pode enviar seu próprio depoimento - seja em vídeo, seja em texto - através de um formulário disponível no portal da campanha. Ao CORREIO, a promotora Lívia Vaz, destacou a importância da participação e do engajamento da campanha e em atos de promoção da igualdade racial.

"Queria conclamar as pessoas porque  a questão do racismo não é um problema do povo negro, o povo negro é parte da solução da democratização do país. Todos temos que assumir a responsabilidade de tornar esse país mais democrático", afirmou, após o lançamento. A promotora Márcia Teixeira, coordenadora do Centro de Apoio aos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado (MP-BA), também esteve presente no evento. 

Quem sofrer ou tiver conhecimento do acontecimento de crimes de intolerância religiosa, racismo ou qualquer outro tipo de discriminação pode procurar o Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis), que fica na Rua Arquimedes Gonçalves, nº 142, Jardim Baiano, no bairro de Nazaré. No interior do estado, o contato deve ser feito com a Promotoria de Justiça de cada cidade.

Assista ao lançamento da campanha: