Ministro albanês pede doações para pagar multa de Shaqiri e Xhaka

Político diz que país tem que retribuir suíços

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2018 às 16:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fifa / Divulgação

O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, lançou uma campanha para que o povo do país ajude os jogadores Xhaka e Shaqiri a pagarem as multas impostas pela Fifa por terem comemorado os gols sobre a Sérvia com um símbolo nacionalista.

Através de uma postagem no seu perfil do Facebook, o ministro disse ter aberto uma conta com o nome “não tenham medo da águia” para recolher as doações. “Esta conta é um símbolo de gratidão pela alegria que estes dois jogadores trouxeram ao povo albanês”, escreveu.

Na última segunda-feira (25), a Fifa multou os atletas suíços em 10 mil francos suíços (cerca de R$ 38 mil), cada. Xhaka e Shaqiri comemoraram os gols fazendo o símbolo da águia negra de duas cabeças, presenta na bandeira albanesa.

Shaqiri nasceu no Kosovo, território com maioria étnica albanesa, assim com os pais de Xhaka, que depois emigraram para a Suíça. Em 2008, o Kosovo declarou separação unilateral da Sérvia, mas segue sem ter a independência reconhecida pelos sérvios, Espanha, Brasil e outros países.

Para os sérvios, o gesto da águia de duas cabeças significa uma alusão ao projeto da 'Grande Albânia', que implicaria na anexação de territórios sérvios à vizinha Albânia.