Ministro planeja estender banimento de esportes na Itália

esportes
29.03.2020, 16:06:00

Ministro planeja estender banimento de esportes na Itália

Vincenzo Spadafora vai propor restrição até o fim de abril

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Diante da grande expansão do novo coronavírus na Europa, o ministro dos Esportes da Itália, Vincenzo Spadafora, afirmou que vai propor na segunda-feira (30) a ampliação da paralisação de todas as competições esportivas no país até o final de abril.

"Recomeçar partidas é irreal. Vou propor a extensão do banimento esportivo, em todos os níveis, durante todo o mês de abril", disse Spadafora em entrevista ao jornal italiano "La Reppublica".

Spadafora afirmou que a medida também será estendida aos centros de treinamentos e locais que ainda estavam abertos para a preparação de atletas para a Olimpíada de Tóquio. Isso não faz mais sentido por que o megaevento foi adiado para 2021 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

"Vou estender a medida aos centros de treinamentos e áreas onde nós não havíamos fechado porque ainda havia a possibilidade de a disputa da Olimpíada permanecer neste ano", acrescentou o político.

Toda a Itália está em quarentena desde o dia 9 de março. O decreto do governo expira na próxima sexta-feira, 3 de abril, mas os especialistas alertam para a necessidade de ampliar o período de isolamento social para ajudar na contenção da covid-19. O país europeu é o segundo do mundo com mais casos de pessoas infectadas pela doença (mais de 92 mil) e o primeiro em número de mortes (mais de 10 mil).

Apesar da intensa disseminação do vírus no território italiano, incluindo o contágio em 15 atletas da primeira divisão do Campeonato Italiano, clubes como a Lazio e o Napoli estão insatisfeitos com as medidas restritivas e pressionam as autoridades para que os treinamentos sejam reiniciados nesta semana. O torneio nacional está paralisado desde o dia 9 de março, assim como todas as competições na Itália.

O ministro dos Esportes disse que espera que os times da primeira divisão mostrem "um sério desejo de mudança", criticando o pensamento egoísta de alguns clubes e jogadores. "Os grandes clubes vivem em uma bolha, além de suas possibilidades, começando pelo salários milionários dos jogadores. Eles precisam entender que nada será como antes depois desta crise", pontuou.

Neste sábado, a Juventus anunciou a redução salarial do técnico Maurizio Sarri e de todo o elenco, incluindo o astro Cristiano Ronaldo. O acordo pode garantir ao clube de Turim uma economia de cerca de 90 milhões de euros (cerca de R$ 510 milhões). Spadafora garantiu que vai destinar 400 milhões de euros para associações esportivas e clubes amadores.


***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais