Ministros do TCU elogiam modelo de contratação da Arena Fonte Nova

esportes
05.07.2011, 11:25:00

Ministros do TCU elogiam modelo de contratação da Arena Fonte Nova

Ontem, os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) visitaram o canteiro de obras e devem dar sinal verde para liberação dos recursos

Alan Rodrigues | Redação CORREIO
alan.rodrigues@redebahia.com.br

Um projeto do tamanho da Arena Fonte Nova e com o volume de recursos envolvidos precisa de muita articulação fora do canteiro de obras para superar entraves em todas as esferas de poder. Mas, quando se ganha o apoio da mais elevada instância de fiscalização e controle dos contratos e financiamentos públicos no país, a luz no fim do túnel começa a brilhar mais forte.

Ontem, os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) visitaram o canteiro de obras em companhia do governador Jaques Wagner e, a julgar pelas suas palavras, deram sinal verde para liberação dos recursos pendentes junto ao BNDES, embora tenham feito questão de destacar a autonomia tanto do banco, como do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O governador declarou que se o estádio fosse uma obra pública “nada estaria no estado em que está”.

O presidente do TCU, Benjamin Zymler, elogiou o modelo de parceria público-privada, adotado pelo governo baiano e defendeu o regime diferenciado de contratações aprovado pelo Congresso.

“Esse modelo traz inovações que podem torná-lo permanente”, disse Zymler, que rebateu as críticas ao sigilo dos orçamentos. “Isso já é utilizado em pregões eletrônicos”, defendeu o ministro, para quem a medida evita que as empresas saibam o valor dos recursos, que são revelados depois de se apurar a proposta vencedora.

Parceria 
O ministro-relator das obras da Copa, Valmir Campelo, falou sobre o impasse criado pela exigência do projeto executivo e disse não ver problemas em entregá-lo de forma fracionada, como propôs o governo ao TCE.

Na quinta, a decisão sobre a liberação dos 80% restantes do contrato de R$ 323 milhões com o BNDES vai a julgamento no pleno do TCE. Até ontem, o governo não havia entregue a primeira parte do projeto executivo, prometida para sexta.

CORRENDO POR FORA
Novos leitos
O prefeito João Henrique anunciou a construção de uma unidade do grupo espanhol Iberostar em Salvador, na região de Stella Maris. O prefeito pediu apoio aos vereadores pra mudar a  lei de uso do solo e viablizar mais dois hotéis: Fasano, na Praça Castro Alves, e Hilton, no Comércio.

Shopping e shows
O governador Jaques Wagner anunciou ontem mais dois empreendimentos no entorno da Fonte Nova. Na área da antiga piscina olímpica será erguido um shopping; e o topo do edifício-garagem, escavado no terreno do Balbininho, abrigará uma casa de espetáculos. A Fonte Nova Participações tem preferência pra elaborar os projetos.

Sem panelinha
A disputa pela abertura da Copa de 2014 “será a mais técnica possível”, garante o diretor de comunicações do Comitê Organizador Local e da CBF, Rodrigo Paiva. Para ele, a escolha da sede da abertura é mais complexa que a da final (no Rio).


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/taylor-swift-se-dirige-a-homofobicos-em-nova-musica-you-need-to-calm-down/
Música é o segundo single de Lover, a ser lançado em 23 de agosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/faria-show-na-bahia-todos-os-dias-afirma-mariana-aydar/
Cantora se apresenta, dentro do Conexões Sonoras, neste sábado (15), no Pelourinho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lazaro-ramos-lanca-viagens-da-caixa-magica-projeto-multimidia-infantil-veja/
Além de álbum, projeto inclui clipes animados e em realidade virtual exclusivos para o YouTube
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/madonna-canta-em-portugues-em-faz-gostoso-parceria-com-anitta/
Nas redes sociais, brasileira comemorou: "Hoje eu durmo realizada"
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gloria-groove-e-iza-lancam-musica-em-parceria/
YOYO veio com um clipe cheio de cores e referências
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idolo-do-futebol-australiano-elogia-gol-de-cristiane-classe/
Tim Cahill é o maior artilheiro da seleção masculina da Austrália com 50 gols
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mib-internacional-apresenta-uma-agente-feminina/
Tessa Thompson é a parceira de Chris Hemworth no quarto filme da franquia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duas-leoas-lancado-clipe-de-daniela-mercury-com-sua-esposa-malu-veja/