Missa comemora 60 de fundação das Obras Sociais Irmã Dulce neste domingo (26)

Dom Murilo Krieger celebrará homenagem de ação de graças

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2019 às 14:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Acontecerá no próximo domingo (26) uma missa especial no Santuário do Anjo Bom (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161) em homenagem a Irmã Dulce. Após o anúncio do Vaticano autenticando o segundo milagre atribuído à Irmã Dulce, seus devotos voltarão a se encontrar, às 9h, para a celebração dos 60 anos das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), fundada pela freira baiana no dia 26 de maio de 1959. 

A missa em ação de graças será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom  Murilo Krieger, e terá uma programação marcada por homenagens ao Anjo Bom e seu legado de caridade.

A voz mansa e firme de Irmã Dulce foi o instrumento - junto com a persistência - da religiosa baiana para criar um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil, com mais de 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A nova santa da igreja católica deu início oficial às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) em 1959 dez anos após abrigar 70 doentes no galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio, na capital baiana.  

Após a morte da religiosa, as obras passaram por um trabalho de profisssionalização e atualmente conta com 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda. As Osid ocupam atualmente uma área construída de 40 mil metros quadrados incluindo um total de 954 leitos hospitalares, para o atendimento de patologias clínicas e cirúrgicas.

Clique aqui e confira o especial Santa Dulce sobre a vida da freira baiana

Desses núcleos, 19 apresentam atuação na Saúde, a exemplo do Hospital Santo Antônio, do Centro Geriátrico, Hospital da Criança, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência, Centro Especializado em Reabilitação e do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas, entre outros.