Missa encerra homenagens pelos 25 anos de morte de Irmã Dulce nesta terça (13)

Celebração acontece no santuário da freira baiana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de março de 2018 às 09:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Para marcar o encerramento das homenagens em memória pelos 25 anos de falecimento de Irmã Dulce, uma missa será celebrada na próxima terça-feira (13), às 9h, no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma).

Presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, a celebração reunirá milhares de fiéis e admiradores da vida e obra do Anjo Bom, além de profissionais, pacientes, moradores, voluntários e religiosos das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

A missa fecha o ciclo de um ano de homenagens prestadas à freira baiana por ocasião dos 25 anos de sua morte com ações que incluíram campanhas sociais, novos projetos na área da saúde, exposições, shows musicais, entre outras iniciativas que fortaleceram a importância da perpetuação de sua obra de amor e serviço ao pobre, ao doente, ao mais necessitado.

A celebração será marcada ainda pelo gesto concreto, com a oferta de leite em pó. Os gêneros alimentícios serão doados a famílias carentes e também utilizados pelo público assistido pelas Obras Sociais Irmã Dulce.

Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes começou a manifestar interesse pela vida religiosa desde cedo, ainda no início da adolescência. Aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1933, a jovem ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe).

No mesmo ano recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce. A trajetória do Anjo Bom da Bahia ficou caracterizada também pelo trabalho assistencial junto às comunidades carentes de Salvador, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe.