Modric é eleito melhor jogador da Copa do Mundo

Camisa 10 da Croácia fez dois gols nesta edição do Mundial e regeu o meio-campo de sua seleção

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2018 às 14:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: GABRIEL BOUYS/AFP

A tão sonhada taça da Copa do Mundo não veio, mas o croata Luka Modric foi merecidamente premiado na final. A Fifa elegeu o jogador como o melhor jogador do Mundial da Rússia. Em campo, ele recebeu a Bola de Ouro. Neste domingo (15), a Croácia foi derrotada pela França, por 4x2, e ficou com a medalha de prata.

Modric liderou a Croácia à melhor campanha de sua história. O jogador de 32 anos marcou duas vezes ao longo da campanha, contra Nigéria e Argentina ainda na primeira fase, e deu uma assistência. Mais do que isso, comandou o meio de campo de um time que surpreendeu o mundo ao ir à sua primeira final de Copa

Na hora de receber o troféu pelo prêmio individual, Modric recebeu o abraço emocionado da presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic. Ela ficou famosa nas redes sociais por incentivar a seleção croata durante a Copa do Mundo. Com a tradicional camisa quadriculada, Kolinda quebrou o protocolo e assistiu a alguns duelos da Croácia na arquibancada, diferente de outras autoridades que costumam ficar nos camarotes da Fifa. 

Desde 1994, quando o Brasil conquistou o tetra e Romário foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, um atleta campeão não recebe o prêmio. De lá para cá, os vencedores foram Ronaldo, em 1998, quando foi vice-campeão, Oliver Kahn, vice em 2002, Zidane, vice em 2006, Forlán, que perdeu a disputa do terceiro lugar em 2010, e Messi, vice da Copa de 2014.

Outras premiações Se Modric foi o melhor da Copa, Eden Hazard ficou na segunda colocação, apesar de ter caído nas semifinais com a Bélgica, que terminou em terceiro. Só então apareceu um campeão. O atacante Antoine Griezmann, um dos vice-artilheiros da Copa, com quatro gols, ficou na terceira colocação da eleição. Cogitado como um dos candidatos a craque da Copa, o atacante Mbappé não ficou entre os três, mas não saiu do torneio de mãos abanando. Afinal, o jovem atacante do Paris Saint-Germain, de apenas 19 anos, foi eleito a revelação do Mundial. Mbappé também marcou quatro gols e se tornou o francês mais jovem a balançar a rede em um Mundial, superando Trezeguet, em 1998. Ele também foi apenas o segundo atleta com menos de 20 anos a balançar a rede em uma final de Copa, igualando o que Pelé havia feito em 1958, com 17 anos. Outro premiado neste domingo foi Thibaut Courtois, eleito o melhor goleiro da Copa. Ele ficou com a Luva de Ouro da competição após ser fundamental na campanha da terceira colocada Bélgica. Harry Kane terminou mesmo como artilheiro, com seis gols, pela Inglaterra, e ficou com a Chuteira de Ouro. Griezmann e Lukaku, ambos com quatro, receberam a Chuteira de Prata e a de Bronze, respectivamente.